Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4414
Título: O agir conforme a natureza na ética epicurista
Autor(es): Sousa, Ana Paula dos Reis
Palavras-chave: Ética
Physis
Felicidade
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A ética em Epicuro tornou-se um manual de vida. Era a receita para se viver bem em conformidade com a natureza. Sua ética pensava a realidade para que através de tal reflexão pudessem ser feitas escolhas que afastariam os males da vida. A filosofia de Epicuro era baseada em princípios práticos, que tinham em vista a busca pela tranquilidade da alma e traziam consigo o prazer de viver, algo que o homem tanto necessitava, pois estes viviam envolvidos em falsas crenças e mitos que traziam o medo, que os impedia de viver com tranquilidade, pois eram perturbados constantemente pelos mitos, deixando de viver o hoje pelo medo do futuro e da morte. Para Epicuro isso afastava dos homens a possibilidade de uma vida feliz. Então sua proposta era de uma vida moderada, ligada a vários princípios que levariam o homem ao bem estar e assim esse, se tornaria não só feliz, bem como um filósofo. Contudo, para isso se faz necessário fazer uma investigação da natureza, buscando compreender a phýsis e como ela está presente nas coisas. Identificando qual deve ser o agir conforme a natureza epicurista que se faz por meio investigativo da physiologia. A partir de tal entendimento é possível conhecer as possibilidades de vida do filosofo epicurista, que aprende a viver moderadamente e por meio da reflexão encontra o caminho para a felicidade e tranquilidade da alma. Aspectos tão almejados na filosofia epicurista, porque permite ao homem viver em paz, governando a si mesmo e afastando-se dos males e vícios encontrando na amizade o remédio para suas dores.
Descrição: Sousa, A. P. dos R. O agir conforme a natureza na ética epicurista. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4414
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula dos Reis Sousa.pdfAna Paula dos Reis Sousa649.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.