Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4415
Título: A percepção do lugar de vivência expressa através dos mapas mentais: experiência a partir do subprojeto geografia–PIBID/CAPES/UEPB
Autor(es): Ferreira, Kalina Fernanda Cavalcanti
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Mapa Mental
Localização Geográfica
Espaço de Vivência
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Os mapas mentais são um instrumento de auxílio para representação e compreensão do lugar, que auxilia no entendimento da localização geográfica, sendo um recurso que propicia o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo central analisar a experiência desenvolvida utilizando os mapas mentais para o estudo do lugar, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB. Este foi realizado, no 2º semestre de 2013, na turma do 1° E do Curso de Magistério da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande. O método utilizado foi o fenomenológico, este analisa a relação espacial e social, que os seres humanos têm com espaço vivenciado. Destarte, a pesquisa foi numa perspectiva qualitativa. Os resultados alcançados foram satisfatórios, mostrando que este recurso foi eficaz para o estudo do lugar enquanto categoria de análise geográfica. Através deles, os alunos demonstraram os conhecimentos sobre o espaço vivido, mediante a organização de pensamentos e apreensão dos elementos da paisagem e, consequentemente, a percepção e interpretação do espaço como algo dinâmico. De modo que, no uso deste recurso, fora possível utilizar-se do senso comum dos alunos para construção dos conhecimentos científicos. Percebendo que o mapa mental é um instrumento de grande valia não só para conhecimento do lugar como também para alfabetização cartográfica, esta que se constitui um entrave para o desenvolvimento do raciocínio espacial. Desta forma, foi de grande significância também para os bolsistas do PIBID, visto que, fora uma experiência enriquecedora, pois contribuiu para a formação docente, desafiando construir uma carreira docente que ressalte a relevância de uma postura e prática pedagógica consolidando a Geografia escolar.
Descrição: Ferreira, K. F. C. A percepção do lugar de vivência expressa através dos mapas mentais: experiência a partir do subprojeto geografia–PIBID/CAPES/UEPB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4415
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalina Fernanda Cavalcanti Ferreira.pdfKalina Fernanda Cavalcanti Ferreira1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.