Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4418
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria das Dores de Mélo | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-18T16:07:47Z | - |
dc.date.available | 2014-07-18T16:07:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4418 | - |
dc.description | Silva, M. das D. de M. A emancipação feminina sob a perspectiva do livro didático de História. 2013. 70f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | A monografia discute a emancipação feminina abordada ou silenciada nos livros didáticos de história. Nessa discussão, realiza uma contextualização histórica sobre as lutas e resistências das mulheres diante da subjugação e opressão dos homens que historicamente vêm se configurando como verdadeiros detentores do poder, legitimado pela sociedade vigente. Está respaldada em uma pesquisa bibliográfica que procurou recuperar os aspectos fundamentais da temática, assim como, em uma análise do livro didático de História do ensino fundamental II, partindo da premissa em observar e discutir a visibilidade ou não da mulher nesse instrumento didático. Neste sentido, problematiza as conceituações tradicionais da sociedade patriarcal a partir do século XIX e desenvolve um debate intensivo em torno das manifestações femininas devido tamanha exaltação das “vozes” masculinas, submetendo as mulheres a elevados graus de submissão e inferioridade. Embasada nos estudos de Burke (2011), Foucault (2011), Lopes (2001) Fonseca (1988) a pesquisa aborda a resistência das mulheres ao serem acusadas de dissidentes e perturbadoras da ordem estabelecida para as mesmas, no ato de envolvimento e atuação nos movimentos sindicalistas e feministas que sofreram enormes “blecautes” do masculino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A emancipação feminina sob a perspectiva do livro didático de História | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - FPEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria das Dores de Mélo Silva.pdf | Maria das Dores de Mélo Silva | 5.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.