Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4423
Título: Caracterização hídrica e morfométrica do alto curso da bacia hidrográfica do rio Paraíba
Autor(es): Marinho, Cláudia Fernanda Costa Estevam
Palavras-chave: Geomorfologia
Bacia Hidrográfica
Rio Paraíba
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A caracterização hídrica e morfométrica do alto curso da bacia hidrográfica do Rio Paraíba é um dos primeiros e mais comuns procedimentos necessários nas análises hidrológicas ou ambientais, por permitir quantificar e estabelecer essas variáveis, sendo essas determinações os objetivos principiais deste trabalho. Tendo, ainda, os objetivos específicos de estabelecer os principais parâmetros morfométricos, o regime pluvial, a hierarquia fluvial e outras características hídricas e hidrológicas. A parcela experimental deste trabalho foi a bacia hidrográfica do Rio Paraíba, nos trechos denominados de alto curso do Rio Paraíba e sub-bacia do Rio Taperoá, delimitados pela latitude de 06º51’47’ a 08º18’12’’ S e longitude de 36º00’10’’ a 37º21’22’’ W e área drenante de 12.389,14 km2. A análise linear, areal e hipsométrica foi elaborada com o auxílio do software ArcGis 9.3 que permitiu, em ambiente SIG, extrair os seguintes parâmetros morfométricos: área, perímetro, comprimento da bacia, comprimento do rio principal, densidade hidrográfica e de drenagem, índice de forma, amplitude altimétrica, padrão de drenagem, dentre outros. A caracterização do regime hídrico foi feita utilizando-se dados pluviais das 41 localidades que compõem o alto curso da Bacia hidrográfica do Rio Paraíba e da sub-bacia do Rio Taperoá, cedidas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), em Campina Grande. Os dados mensais e anuais foram analisados estatisticamente, sendo determinadas as principais características do regime pluvial local e da bacia hidrográfica, a contribuição da precipitação pluvial, para cada local, a vazão potencial de escoamento superficial bruta, os índices mensais de erosão e os padronizado da precipitação modificado. Os principais resultados mostraram que o rio principal mede 198 km, a sinuosidade é retilínea, o padrão de drenagem é predominantemente dentrítica e densidade de 0,76 km/km². A hierarquia fluvial é de 6ª ordem, há 0,622 canais por cada km² e a relação de relevo é de 0,43 %. O regime de distribuição de chuva é irregular, assimétrico e a mediana é a medida de tendência central mais provável de ocorrer. A margem norte do alto curso do Rio Paraíba é mais chuvosa que a sul, drena 84,4% a mais e os índices padronizados de precipitação modificada foram 66,7 % maiores. Os meses de janeiro a maio, constituem a curta estação chuvosa, e contribuem com 60% de toda vazão superficial do alto curso. Os municípios de Coxixola (margem norte) e Congo (margem sul) têm as menores áreas de contribuição para o escoamento superficial no alto curso do Rio Paraíba e as chuvas que ocorrem de fevereiro a abril têm maior poder erosivo e representam 68,2 % do potencial erosivo anual. O software ArcGis é um tecnologia que permite caracterizar e quantificar os parâmetros morfométricos de um bacia hidrográfica.
Descrição: Marinho, C. F. C. E. Caracterização hídrica e morfométrica do alto curso da bacia hidrográfica do rio Paraíba. 2011. 67f. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4423
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Fernanda Costa Estevam Marinho.pdfCláudia Fernanda Costa Estevam Marinho2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.