Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4424
Título: Caracterização físico-química e bacteriológica da água armazenada em cisternas no semiárido paraibano
Autor(es): Viriato, Crislânne Lemos
Palavras-chave: Captação da água da chuva
Semiárido
Cisternas
Qualidade da água
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A água é, sem dúvida, o fator limitante ao desenvolvimento econômico e social do Semiárido nordestino. Por isso, captar água da chuva e armazenar em cisternas renasce como uma alternativa viável a convivência nesta região. No entanto, aumentar a oferta de água é mais do que necessário, mas desde que seja de boa qualidade. Diante disto houve a necessidade de caracterizar a água armazenada em cisternas, para fins potáveis, com base nos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos, sendo essa caracterização o objetivo principal deste trabalho. A unidade experimental foi constituída por doze (12) cisternas, além de um diagnóstico sócioambiental com todos os moradores do Sítio Floresta, município de Barra de São Miguel, microrregião do Cariri paraibano. Foram determinadas as áreas de captação (telhado) da água da chuva, os volumes e os georreferenciamento das cisternas. A caracterização da qualidade potável da água armazenada foi determinada com base nos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos estabelecidos pela Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde. As análises de pH, turbidez, dureza, alcalinidade, cor, cloreto e bactérias heterotróficas foram realizadas no Laboratório de Saneamento Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Os principais resultados mostraram que os volumes das cisternas foram subdimensionados, a água é usada prioritariamente para beber e cozinhar, 66,7% dos moradores não usa cloro e/ou produtos à base de cloro para desinfectar as cisternas, não há tratamento da água para fins domésticos e o uso de recipientes para retirar a água das cisternas é um grande fator de contaminação. Os parâmetros físico-químicos estão de acordo com a legislação em vigor, porém as análises bacteriológicas indicaram a presença de bactérias heterotróficas totais em 83,3% das amostras de água analisadas. O uso de produtos à base de cloro é a principal forma de tratamento bacteriológico da água armazenada em cisterna.
Descrição: Viriato, C. L. Caracterização físico-química e bacteriológica da água armazenada em cisternas no semiárido paraibano. 2011. 104f. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4424
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Crislânne Lemos Viriato.pdfCrislânne Lemos Viriato2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.