Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4425
Título: Análises do índice de vegetação da diferença normalizada, albedo e temperatura da superfície no semiárido pernambucano com base em imagens tm/landsat 5
Autor(es): Silva, Madson Tavares
Palavras-chave: Precipitação pluvial
Monitoração ambiental
Flora pernambucana
Caatinga
Sensoriamento remoto
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A precipitação é um dos elementos clima que influencia na variação espacial e temporal da cobertura vegetal em qualquer região e, em especial, no bioma caatinga do semiárido nordestino. Diante disto, houve a necessidade de analisar as relações sazonais da precipitação pluvial no semiárido do Estado de Pernambuco com as classes de uso e cobertura do solo e as variações no Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN), utilizando-se análises de componentes principais e técnicas de sensoriamento remoto, sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. Quatro imagens do sensor Thematic Mapper (TM), do satélite Landsat 5, datadas de 12/12/1991, 09/12/1996, 13/12/2003 e 27/11/2009, constituíram a unidade experimental, cujas variáveis foram estimadas usando-se o algoritmo Surface Energy Balance Algorithms for Land (SEBAL), além dos dados diários de precipitação de 1996 e 2009 e da série 1975 a 2010. Os principais resultados indicaram que a quantidade e a distribuição de chuvas influenciaram na temperatura da superfície e nos valores dos índices de reflexão e IVDN, destacando-se pelo elevado poder de recuperação na cobertura vegetal, como a que ocorreu no ano de 1996, e expresso pelo maior valor do IVDN. Conclui-se que as técnicas de sensoriamento remoto associadas as de componentes principais se mostraram eficientes para quantificar as variabilidades espaço-temporal dos elementos do clima e do índice de vegetação da diferença normalizada para as condições do semiárido pernambucano.
Descrição: Silva, M. T. Análises do índice de vegetação da diferença normalizada, albedo e temperatura da superfície no semiárido pernambucano com base em imagens tm/landsat 5. 2012. 64f. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4425
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Madson Tavares Silva.pdfMadson Tavares Silva4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.