Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/443
Título: Ensino de formas geométricas espaciais no ensino fundamental utilizando o Geoespaço
Autor(es): Rodrigues, Rodrigo de Macêdo
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Geoespaço
Matemática
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Apesar da geometria estar presente no nosso cotidiano, este ramo da matemática passa por condições adversas no que diz respeito ao seu ensino. As mudanças ocorridas ao longo dos anos privilegiaram determinadas áreas, ao passo que outras, como é o caso da geometria, foram simplesmente aviltadas. Refletindo consideravelmente na formação básica dos docentes, que com pouco interesse sobre o assunto, acabam por lecionar de forma negligente seus conteúdos. No processo de ensino-aprendizagem, para que o professor construa sua prática, é preciso conhecer diferentes possibilidades de trabalho em sala de aula. Então cabe ao mesmo usar recursos que permitam ao aluno conhecer algo abstrato e perceber sua ligação com o real. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso do Geoespaço no ensino de figuras geométricas espaciais. O trabalho foi conduzido em duas turmas de 6° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Zeca de Souza, Massaranduba – PB. Em ambas as turmas foi feita uma introdução teórica da geometria enfatizando conceitos básicos como ponto, reta, plano, polígonos, etc., conforme plano de aula em anexo. Sendo que para uma das turmas as figuras geométricas planas foram desenhadas no quadro utilizando giz. Enquanto que na outra, foram demonstradas utilizando o Geoespaço. Verificou-se, então, que a utilização do Geoespaço estimula e facilita o aprendizado, motivando o aluno, despertando a sua curiosidade e tornando a aula mais dinâmica, proporcionando um desempenho superior àquela turma submetida à aula convencional.
Descrição: RODRIGUES, R. de M. Ensino de formas geométricas espaciais no ensino fundamental utilizando o Geoespaço. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/443
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo de Macêdo Rodrigues.pdfRodrigo de Macêdo Rodrigues1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.