Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4430
Título: Escravizada: a mulher, a mãe e a lenda por trás da escravidão
Autor(es): Barros, Ana Nery Corrêa dos Santos
Palavras-chave: Escravidão
Mulher
História do Brasil
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Durante os mais de três séculos de escravidão no Brasil, muitas mulheres africanas e afro-descendentes viram sua vida e seus direitos serem negados e/ou moldados segundo a condição de escravizadas que a elas foi imposta. É nesse sentido e contexto que buscamos estruturar um trabalho sobre as escravizadas cuja abordagem as enfatiza enquanto mulheres, enquanto mães e enquanto lenda, uma vez que ampliamos os nossos olhares à investigação das lendas existentes sobre essas mulheres. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia que optamos por utilizar, e a partir dela buscamos construir e apresentar uma análise interpretativa dos discursos historiográficos, poucos e resumidos diga-se de passagem, acerca das escravizadas enquanto mulheres e mães, e sobre os relatos lendários que tratam das mesmas. Na elaboração deste trabalho nortearam nossa pesquisa nomes como: Sidney Chalhoub, Gilberto Freyre, Jaime Pinsky, Maria Firmina dos Reis, Solange Pereira Rocha, Julita Scarano, Robert Slenes, Mônica Dias de Souza e Ronaldo Vainfas, entre outros, que juntamente com eles foram o sustentáculo para a realização da presente análise. As lendas encontradas se mostraram como símbolos de resistência manifestados pelo imaginário popular em resposta à dupla exclusão sofrida: por serem mulheres e por estarem escravizadas; as fontes sobre o lado mulher e mãe das escravizadas nos mostraram que a revelia das limitações, sujeições e sofrimentos vividos, essas mulheres não se acomodaram e nem silenciaram diante da escravidão, e que buscaram vivenciar o seu ser mulher e o ser mãe, além de nos proporcionar uma reflexão sobre as particularidades desse ser mulher e mãe no contexto da escravidão. Assim, marcou-nos a certeza de que falar de escravidão é pisar em um solo complexo e delicado, aspectos esses que foram intensificados ainda mais pela natureza das abordagens por nós realizadas.
Descrição: Barros, A. N. C. dos S. Escravizada: a mulher, a mãe e a lenda por trás da escravidão. 2011. 101f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4430
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Nery Corrêa dos Santos Barros.pdfAna Nery Corrêa dos Santos Barros2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.