Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4432
Título: A representação do negro e da negra nas obras de Nelson Pereira dos Santos
Autor(es): Gomes, Elaine Cristina de Sousa
Palavras-chave: Cinema
Imagem
Representação
Negro
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: O tema A Representação do Negro e da Negra nas obras do cineasta Nelson Pereira dos Santos, promove uma discussão sobre o cinema como fonte história, como representação do negro e de sua cultura no Cinema Novo entre o período de 1955 a 1974. Para a realização dessa pesquisa recorreu-se ao suporte teórico de História Cultural utilizando como teóricos Sandra Pesavento, Peter Burke entre outros e também o método indiciário de Carlo Ginzburg. A análise buscou comprovar que através das representações e narrativas cinematográficas das imagens dos negros e sua cultura nos filmes Rio, 40 Graus 1955, Rio, Zona Norte 1957 e O Amuleto de Ogum 1974 é possível reconstruir como esse cineasta mostrava esse Brasil negro e os elementos que compõem a sua cultura para contrapor o que estava sendo produzido anteriormente.
Descrição: Gomes, E. C. de S. A representação do negro e da negra nas obras de Nelson Pereira dos Santos. 2011. 83f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4432
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Cristina de Sousa Gomes.pdfElaine Cristina de Sousa Gomes1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.