Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Inês Monteiro do-
dc.date.accessioned2014-07-18T17:36:52Z-
dc.date.available2014-07-18T17:36:52Z-
dc.date.issued2014-07-18-
dc.identifier.otherCDD 333.95-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4433-
dc.descriptionNascimento, I. M. do. Práticas pedagógicas fundamentadas por uma educação étnicorracial no cotidiano escolar. 2011. 45f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se trata das Práticas e comportamentos étnicorraciais na sala de aula e constitui-se numa proposta de renovação do processo ensinoaprendizagem e de valorização das diferentes culturas e sujeitos que compõem a sociedade brasileira e a escola, cujo propósito é combater o preconceito racial. No seu conteúdo encontram-se novas propostas de práticas pedagógicas, pesquisas de campo e observações de comportamentos de estudantes e a própria História dos locais pesquisados. Encontra-se também as diferentes formas de racismo, diferenciando-se raça de etnia,mostrando que somos um país miscigenado e a escola é o lugar onde está toda esta diversidade cultural e étnica.Para isso propõe-se uma renovação de práticas,conteúdos e resoluções que possam melhorar o comportamento em relação ao afrodescendente na sala de aula,através de planejamentos e atividades culturais e religiosas que possam incluir alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, visto que os (as) professores (as) revisitam os conteúdos ministrados, e a metodologia utilizada na sala de aula com o propósito de incluir todas as culturas, e pessoas. Neste trabalho discuto sobre essa perspectiva de educação, a partir da realidade de três escolas públicas que compõem a rede de ensino da Paraíba, são elas: a E.E.E.F. de Uruçu, E.E.E.F. M Deputado Carlos Pessoa Filho, E.M.E.F. Josefa Heráclito do Nascimento; todas localizadas no município de Aroeiras PB, e a E.E.E.F.M. Maria Augusta de Moraes Neves que fica na cidade de São Paulo. À medida que analiso se em tais escolas ocorrem práticas educativas na perspectiva da educação etnicorracial, investigo as duas questões que não podem ser compreendidas de modo dissociado. A existência do preconceito racial no cotidiano da escola é uma evidencia de que a educação etnicorracial não é trabalhada a contento conforme determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Waldeci Ferreira Chagaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEtnocentrismo - Educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas fundamentadas por uma educação étnicorracial no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Inês Monteiro do Nascimento.pdfInês Monteiro do Nascimento652.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.