Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4434
Título: Trilhando os caminhos das religiões afro-brasileiras em Campina Grande
Autor(es): Melo, José Macêdo de
Palavras-chave: Religião afro-brasileira
História da Paraíba
Representação Cultural
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Neste trabalho nosso objetivo é refletir e problematizar sobre as religiões de matrizes africanas em Campina Grande, Umbanda e Candomblé. Tomamos como foco o recorte temporal referente ao período a partir da legalização dos cultos afro-brasileiros na Paraíba até os dias atuais para pensarmos sobre a trajetória dessas religiões na cidade. Nossa proposta é mostrar a importância dessas religiões no contexto local e como elas são visualizadas. Utilizamos como referencial os trabalhos desenvolvidos por Ginzburg (2007), Prandi (2007), Pesavento (2008), Alberti (2005), Silva (2009). Como abordagem metodológica, ancoramos na história oral temática com o uso de entrevistas. Percebemos através desse estudo que as religiões de matrizes africanas em Campina Grande em suas diversas denominações apresentam um significativo repertório cultural que referencia seus valores históricos e sociais.
Descrição: Melo, J. M. de. Trilhando os caminhos das religiões afro-brasileiras em Campina Grande. 2011. 89f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4434
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Macêdo de Melo.pdfJosé Macêdo de Melo2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.