Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4435
Título: A igreja católica e as religiões afro-brasileiras: análise dos escritos africanistas de Dom José Maria Pires (1965-1995)
Autor(es): Eulálio, Mainara Duarte
Palavras-chave: Religião católica
Afro-brasileiros
Escritos africanos
História da Paraíba
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Nesta pesquisa analisamos as produções africanistas de Dom José Maria Pires durante seu mandato como Arcebispo da Paraíba entre 1965 a 1995. Ao estudarmos as produções dos intelectuais negros, a partir de suas inserções nos saberes históricos sobre a negritude e a busca pela identidade negra, tornamos viável a contribuição para as pesquisas sobre os estudos africanistas e para formação da historiografia brasileira contemporânea e da cultura afro-brasileira. No presente trabalho pesquisamos a produção intelectual de Dom José Maria Pires sobre o negro, identificando as questões políticas, sociais e culturais presentes na sua produção. Através da documentação, percebemos que este foi um dos meios para lutar pela afirmação da negritude e a buscar pela identidade negra no Brasil, em especial, na Paraíba durante seu mandato como Arcebispo do Estado. Nesse sentido, especificamos os pressupostos que o levaram a lutar pelas questões raciais e quais foram os meios utilizados para expandir a Teologia da Libertação juntamente com a questão étnico-racial presente nesse período. Com essa pretensão e dentro da temática, através da religião católica e, principalmente, por Dom José Maria Pires, adepto da Teologia da Libertação, o negro encontrou uma das aberturas para inserção na sociedade brasileira.
Descrição: Eulálio, M. D. A igreja católica e as religiões afro-brasileiras: análise dos escritos africanistas de Dom José Maria Pires (1965-1995). 2011. 71f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4435
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mainara Duarte Eulálio.pdfMainara Duarte Eulálio1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.