Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4439
Título: Democracia e a herança populista na política de Esperança (PB)
Autor(es): Medeiros, Jailton Rodrigues
Palavras-chave: Populismo
Partido político
Ideologia política
História da Paraíba
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: As diversas modalidades de populismo apresentam como traços comuns o caráter de movimento não-institucionalizado, que prescinde de princípios ideológicos rígidos de normas de organização, e por isso raramente constitui partido político; indefinição de propósitos, que lhe torna estranha, ou pelo mesmo secundária, a noção de programa político; presença de um líder carismático; negação do conceito de classe e, portanto da luta de classes; e forte conotação nacionalista. Com o militarismo e o fascismo, o populismo partilha a mesma falta de definição ideológica, a negação da sociedade de classes e ausência de organização de tipo partidário. Assim, no interior de um mesmo movimento, podem coexistir tendências opostas e todos matizes de esquerdismo e direitismo.
Descrição: Medeiros, J. R. Democracia e a herança populista na política de Esperança (PB). 2006. 35f. Monografia (Especialização em História do Brasil) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4439
Aparece nas coleções:I - HB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailton Rodrigues Medeiros.pdfJailton Rodrigues Medeiros583.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.