Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/444
Título: A importância da utilização do material concreto no estudo de frações
Autor(es): Rosado, Rafaela Karla Trigueiro
Palavras-chave: Matemática - Estudo
Aprendizagem Matemática
Material concreto
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: É notória a grande dificuldade e desmotivação que os alunos apresentam com a disciplina de matemática. A necessidade de tornar mais dinâmica e atraente as aulas de matemática para alunos do ensino fundamental é uma preocupação constante dos profissionais da educação, o qual opresente estudo discute a importância do material concreto no estudo de frações, mostrando que o uso do mesmo pode e muito facilitar a aprendizagem do aluno, e oferecer subsídios para que os professores definam caminhos que vislumbre novas pratica pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento cientifico em situações do cotidiano. A partir de uma pesquisa aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Arruda Câmara", localizada na cidade de Pombal - PB.Segundo VALERA(2003), o professor precisa conhecer as varias maneira de se considerar uma fração, para que os alunos possam adquirir um conhecimento completo, compreendendo que as várias interpretações estão relacionadas. O Referencial Teórico embasou a pesquisa elucidando que os professores teriam competência para resolver problemas de fração em diferentes situações, mas que apresentariam estratégias limitadas de ensino para auxiliar seus alunos a superarem falsas concepções sobre fração. É nesses eventos que percebe-se o grande interesse dos professores pelos materiais didáticos e jogos. Após a análise dos resultados, o estudo conclui que esses professores apresentam conceitos adequados de fração em algumas situações, mas a maioria dos alunos mostrou algumas confusões entre a representação de fração e de razão.
Descrição: ROSADO, R. K. T. A importância da utilização do material concreto no estudo de frações. 2011. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/444
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Karla Trigueiro Rosado.pdfRafaela Karla Trigueiro Rosado2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.