Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4441
Título: A modalidade de licitação pregão: um estudo na Prefeitura Municipal de Campina Grande na Paraíba
Autor(es): Silva, Andreza Aparecida Gonzaga da
Palavras-chave: Licitações públicas
Pregão eletrônico
Pregão presencial
Data do documento: 21-Jul-2014
Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral verificar o que foi realizado de processos licitatórios, sob a forma de pregão eletrônico e presencial, pela Prefeitura Municipal de Campina Grande na Paraíba, no período de 2008 a 2012. Para tanto, foi necessário realizar um estudo de caso, seguido da pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e quantitativa. Para coleta de dados foi utilizado o site oficial do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba que disponibiliza as informações necessárias para realização dessa pesquisa através do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, através do qual foram levantadas as licitações disponibilizadas, que ocorreram no período mencionado, especificamente sobre a modalidade pregão, tanto na forma presencial como eletrônica. Os dados foram tabulados e processados através de planilha do Excel, realizados entre os meses de junho a agosto de 2013. Assim, pode-se verificar 391 (trezentos e noventa e um) processos licitatórios de pregão, sendo 4 (quatro) eletrônicos, 343 (trezentos e quarenta e três) presenciais, e 44 (quarenta e quatro) indefinidos. Logo, diante desse cenário, o pregão presencial apresentou-se como a modalidade significativamente mais utilizada pela referida administração. Desse modo, sugere-se que em estudos futuros sejam realizadas pesquisas cada vez mais minuciosas, envolvendo aprofundamentos da legislação e comparação das vantagens e desvantagens de cada modalidade de licitação em função da modalidade do pregão.
Descrição: SILVA, A. A. G. da. A modalidade de licitação pregão: um estudo na Prefeitura Municipal de Campina Grande na Paraíba. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4441
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Aparecida Gonzaga da Silva.pdfAndreza Aparecida Gonzaga da Silva545.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.