Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Josiel Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-23T18:39:49Z | - |
dc.date.available | 2014-07-23T18:39:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4451 | - |
dc.description | SILVA, Josiel Pereira da.Educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação:Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que apresenta muitos desafios e dificuldades. Na Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena a realidade não é diferente, pois observa-se a presença de alunos desmotivados e a ocorrência de evasão escolar. Diante disso, a presente pesquisa buscou conhecer os alunos que frequentam e avaliar os desafios e dificuldades encontradas pelos professores na EJA da Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena. Desta forma, surgem os seguintes questionamentos: Quem são, de fato, os alunos que frequentam essa modalidade de ensino? Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes ao lecionar nessa modalidade de ensino? Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes ao frequentarem essa modalidade de ensino? Existem ações educativas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, e de modo especial, da Educação de Jovens e Adultos? Para tentar responder essas perguntas, aplicou-se na Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena, na cidade de Cacimba de Dentro – PB, questionários com professores e alunos, que teve como objetivo, detectar as principais dificuldades encontradas por docentes e discentes e sugerir ações educativas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Após a análise dos dados, constatou-se que a grande maioria dos discentes são jovens com idades entre 18 e 25 anos, o pouco espaço de tempo para concluir o ano letivo é um fato que dificulta oferecer um ensino de qualidade, a qualidade do transporte escolar e a dificuldade de conciliar trabalho e estudo por parte dos discentes constituem os principais obstáculos para garantir a permanência destes na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Rafael Albuquerque Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desafio | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josiel Pereira da Silva.pdf | Josiel Pereira da Silva | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.