Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Josiel Pereira da-
dc.date.accessioned2014-07-23T18:39:49Z-
dc.date.available2014-07-23T18:39:49Z-
dc.date.issued2014-07-23-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4451-
dc.descriptionSILVA, Josiel Pereira da.Educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação:Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que apresenta muitos desafios e dificuldades. Na Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena a realidade não é diferente, pois observa-se a presença de alunos desmotivados e a ocorrência de evasão escolar. Diante disso, a presente pesquisa buscou conhecer os alunos que frequentam e avaliar os desafios e dificuldades encontradas pelos professores na EJA da Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena. Desta forma, surgem os seguintes questionamentos: Quem são, de fato, os alunos que frequentam essa modalidade de ensino? Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes ao lecionar nessa modalidade de ensino? Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes ao frequentarem essa modalidade de ensino? Existem ações educativas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, e de modo especial, da Educação de Jovens e Adultos? Para tentar responder essas perguntas, aplicou-se na Escola E.E.F.M. Senador Humberto Lucena, na cidade de Cacimba de Dentro – PB, questionários com professores e alunos, que teve como objetivo, detectar as principais dificuldades encontradas por docentes e discentes e sugerir ações educativas que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Após a análise dos dados, constatou-se que a grande maioria dos discentes são jovens com idades entre 18 e 25 anos, o pouco espaço de tempo para concluir o ano letivo é um fato que dificulta oferecer um ensino de qualidade, a qualidade do transporte escolar e a dificuldade de conciliar trabalho e estudo por parte dos discentes constituem os principais obstáculos para garantir a permanência destes na escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Rafael Albuquerque Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiel Pereira da Silva.pdfJosiel Pereira da Silva 2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.