Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4454
Título: | O multiculturalismo e a participação consciente do cidadão na sociedade |
Autor(es): | Silva, Antonio Santiago da |
Palavras-chave: | Multiculturalismo Pluralidade Cultural Antirracismo Cidadania |
Data do documento: | 23-Jul-2014 |
Resumo: | O presente trabalho pretende constatar que o multiculturalismo influencia a participação consciente do cidadão na sociedade, visto que sua manifestação nas análises educacionais trouxe desafios essenciais às investigações sobre o conhecimento, abrindo possibilidades para se pensar em práticas curriculares e de formação docentes voltadas à construção de identidades discente e docente multiculturalmente comprometidas com o ensino/aprendizagem, objetivando promover o respeito à diferença e à pluralidade cultural, e vemos que, nas últimas décadas, ocorreu construção de novos paradigmas educacionais e constante recriação de práxis libertadora na busca de conscientizar o cidadão como elemento participativo da sociedade, entendendo que a diferença cultural pode ser um enriquecimento em lugar de enfraquecimento para valorizar as diferenças étnicas e culturais mesmo que não venha aderir aos valores do outro, mas respeitá-los em suas diferenças, eliminando preconceito e estereótipos, e que, num futuro próximo, a sociedade brasileira possa ficar mais esclarecida, em especial, com o tema do antirracismo principalmente no ambiente educacional, devendo ter como fonte principal de ação o campo do multiculturalismo. Nesse sentido, é muito importante detalhar o que está sendo o multiculturalismo no Brasil, apontando para suas luzes e sombras, assim como para os novos desafios que esse fenômeno – de fato, um movimento embora desorganizado – proporciona para a sociedade brasileira, devido à promoção e ao compartilhamento de suas heranças culturais com relação à incorporação de políticas públicas referentes a grupos populacionais específicos com base na valorização de sua distinção cultural, após séculos de esquecimento. As análises e interpretações para alcançar os aspectos formais de estudo a referendar o presente trabalho de monografia se deram a partir dos conhecimentos advindos dos autores Marta Diniz Paulo Assis, Lucinete Ornagui de Oliveira, Francisca de Assis Silva, M. J. Câmara, Jacques d´Adesky, Ruth Cardoso, Claude Levi-Strauss, Diego Junior da Silva Santos, Nathália Barbosa Palomares, David Normando, Cátia Cardoso Abdo Quintão, Eliana de Oliveira, Charles Taylor, Jurgen Habermas, Walter Praxedes, Paulo Freire, Stuart Hall e Nilza Brandolfo Pereira. |
Descrição: | SILVA, Antonio Santiago da. O multiculturalismo e a participação consciente do cidadão na sociedade. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4454 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Antonio Santiago da Silva.pdf | Antonio Santiago da Silva | 500.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.