Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4457
Título: | Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e o ensino de química |
Autor(es): | Costa, Flaviana vieira da |
Palavras-chave: | Nativos digitais jogos aprendizagem |
Data do documento: | 24-Jul-2014 |
Resumo: | Os jovens da atual geração são considerados nativos digitais, pois nasceram e estão crescendo em contato com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), estão vivendo em um ambiente tecnológico, em uma cultura que está a cada dia sendo modificada pela influência das novas tecnologias e pela mídia. A inserção das TDIC no ensino de Química pode contribuir de forma significativa para o ensino. A Educação brasileira, de forma geral, vem enfrentando grandes desafios e devem-se buscar soluções para diminuir o fracasso escolar em diversas áreas, como no ensino de Química, que apesar de ser uma disciplina experimental, na maioria das escolas públicas não se tem recursos como laboratórios para facilitar a aprendizagem. Devemos proporcionar aos nossos alunos aulas dinâmicas, criativas, que envolvam os nossos educandos, que aumente a qualidade do ensino-aprendizagem e diminua a evasão escolar. Alguns alunos sentem muita dificuldade no ensino de Química, e estas novas tecnologias podem contribuir de forma significativa para sanar estas dificuldades. Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Química Orgânica, no ensino médio público da cidade de Esperança-PB. Para tanto foram investigados quais os problemas enfrentados pelos professores, e de maneira geral pela escola, com os jovens desta geração digital, sendo elaborado e aplicado um jogo eletrônico com alunos do Ensino Médio na disciplina de Química para identificar a importância dos jogos na aprendizagem do conteúdo e qual a percepção dos alunos sobre a experiência dessa atividade. A pesquisa foi realizada com uma turma de 3ª série do ensino médio, com aplicação do Jogo La vouivre: Serpentes e Escadas ou Jogo da Glória, para aprofundamento do conteúdo de química orgânica e aplicação de questionários para avaliar o método de ensino e a contribuição do mesmo para a aprendizagem dos alunos. Os resultados da pesquisa foram muito satisfatórios, sendo observado entusiasmo, atenção, dedicação e compreensão do conteúdo por parte dos alunos na utilização do jogo. O questionário indicou que os estudantes passam muito tempo frente à televisão e navegando na internet, mas são poucos os que utilizam sites de estudos, o maior tempo dedicado são as redes sociais, tornando-se um problema para a escola, pois os estudantes desta geração fazem várias coisas ao mesmo tempo, mas não tem o hábito de estudar. Os jogos eletrônicos são recursos didáticos, criativos, que podem desenvolver várias competências e habilidades importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. Os nativos digitais aprendem mais com a utilização de jogos e de outros recursos tecnológicos, mas de acordo com a pesquisa realizada a aprendizagem é mais eficaz quando se faz uma junção das práticas digitais com as tradicionais. |
Descrição: | COSTA, Flaviana Viera da.Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e o ensino de química. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Fundamentos da Educação:Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4457 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flaviana vieira da costa.pdf | Flaviana vieira da costa | 3.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.