Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Jaimar Cordeiro de-
dc.date.accessioned2014-07-24T14:20:09Z-
dc.date.available2014-07-24T14:20:09Z-
dc.date.issued2014-07-24-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4458-
dc.descriptionARAÚJO, Jaimar Cordeiro de. As tecnologias de informação e comunicação no ensino de geografia no 3ºAno do ensino médio na escola estadual Cicero dos Anjos, São Vicente do Seridó-PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractcidade de São Vicente do Seridó, localizada no Sertão Paraibano no tocante ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de inclusão digital, especialmente no ensino de Geografia no 3º ano Ensino Médio. A metodologia foi construída por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, ou seja, in loco, por meio de aplicação de questionário com os sujeitos da pesquisa. Nessa perspectiva, o processo investigativo das práticas pedagógicas escolares é um campo inesgotável de discussões, com a essa finalidade, ou seja, de aprofundar a relação entre a Geografia e as TIC’s, buscou-se compreender a inserção da tecnologia na escola pública, como um recurso didático, que amplia as possibilidade de construção, reconstrução e desconstrução da relação sociedade/natureza principalmente no período técnico cientifico informacional. Assim, este estudo investigou também o acesso da inclusão digital dos educadores da escola pesquisada, conhecendo o acesso e suporte tecnológico dos quais dispõem no cotidiano escolar para as aulas de Geografia, buscando também entender os interesses dos educandos, educadores e da gestão escolar, na prática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para tanto, foi possível com os resultados alcançados avaliar o impacto dessas tecnologias no desempenho da relação ensino/aprendizagem na escola pesquisada, entendendo que seu o uso na educação formal sem sombra de dúvidas é uma necessidade, tendo em vista o atual momento histórico, que aumenta os desafios da sociedade pós moderna para inserção social, especialmente dos jovens nos múltiplos espaços, inclusive de educação superior de trabalho e a falta de habilidades e conhecimentos no uso desses recursos de certa forma geram conflitos e contradições. Por isso a pesquisa levanta a tese de que esses recursos devem ser utilizados não apenas nas aulas de Geografia, mas junto a todas as disciplinas que formalizam o currículo escolar, como um meio que contribui para a formação humana e cidadã, mostrando assim que a escola e o mundo são dos espaços indissociáveis e híbridos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação no ensino de geografia no 3ºano do ensino médio na escola estadual Cicero dos Anjos, São Vicente do Seridó-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaimar Cordeiro de Araújo.pdfJaimar Cordeiro de Araújo822.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.