Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorValentim, Erivan Sousa-
dc.date.accessioned2014-07-24T14:30:12Z-
dc.date.available2014-07-24T14:30:12Z-
dc.date.issued2014-07-24-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4460-
dc.descriptionVALETIM, Erivan Sousa. O software winplot e a prática pedagógica do professor de matemática. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA utilização de tecnologias no ambiente escolar vem se tornando cada vez mais frequente, pois hoje em dia o uso de tecnologias é indispensável em nossa sociedade. No ambiente escolar temos a utilização de softwares, em especial softwares matemáticos para o ensino de matemática, pois é um componente curricular difícil para muitos. Estes softwares matemáticos proporcionam um novo olhar no que diz respeito ao ensino do conteúdo em sala de aula, podendo quando bem utilizados na prática docente serem aliados de novos e melhores resultados tanto para os alunos como para os professores. Na área da matemática tem-se o winplot, um software matemático cujo principal objetivo é o de visualizar gráficos das mais variadas funções, sejam elas funções afim, lineares, polinomiais, trigonométricas e etc. Sendo este, o objeto de estudo nesse trabalho. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual José Miguel Leão, em Campina Grande, Paraíba, no mês de abril de 2014, onde fez-se uma oficina envolvendo atividades, com o objetivo de verificar a potencialidade do software matemático, bem como o conhecimento dos professores em relação à utilização de softwares em sala de aula. A oficina foi dividida em três momentos, quando se discutiu questões voltadas para o ensino de matemática, com análise de gráficos e sobre seus deslocamentos e posições, e também foram aplicados dois questionários: o primeiro, versou sobre o perfil do professor que participou da oficina e seus conhecimentos prévios a respeito de softwares e informática e, o segundo, abordou questões sobre a análise do software matemático winplot e a validade do seu uso. Desta forma, foi possível verificar se os professores que participaram da oficina consideraram positivo o conhecimento desenvolvido e o software matemático e como possibilidade de adoção em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectSoftware Winplotpt_BR
dc.titleO software winplot e a prática pedagógica do professor de matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivan Sousa valentim.pdf Erivan Sousa valentim1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.