Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4462
Título: Do fazer concreto ao pensamento abstrato: a influência do material didático manipulável na construção do conhecimento matemático
Autor(es): Mangueira, Marcos Fabiano Oliveira
Palavras-chave: Materiais concretos
Educação matemática
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: O alto índice de reprovação em Matemática, principalmente nas escolas públicas, obriga-nos a refletir e buscar formas alternativas de maximizar o sucesso. Se não houver aprendizagem autêntica, o educador tem de mudar de estratégia. Sua responsabilidade principal consiste em ajudar o aluno a descobrir e aprender. Se o aluno não está aprendendo, o educador precisa mudar o que estava fazendo, ou como estava fazendo. Pesquisas dão conta de que a causa maior da aversão da matemática passa, em parte, pela forma dogmática e desinteressante com que é apresentada nas salas de aula. Mesmo já bastante criticada, a escola ainda continua ensinando Matemática de uma forma abstrata, longe do cotidiano do aluno. Boa parte dos professores desenvolve uma prática que privilegia a cópia dos números, as “contas”, ficando totalmente preso e limitado ao livro didático adotado. Diante disso, entendemos que uma das alternativas para que a escola se torne ao mesmo tempo construtiva, instrutiva e prazerosa é a utilização do lúdico no ensino de várias disciplinas e conteúdos, que pode vir a ser um bom estímulo no ato de aprender, envolvendo ação, prática e teoria. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos a presente pesquisa, tendo como objetivo central refletir sobre o ensino da Matemática nos dias atuais, bem como analisar a aplicabilidade do uso de materiais concretos como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos. O estudo molda-se como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, realizado com professores de matemática de escolas jurisdicionadas a 7ª Gerencia de Ensino do Estado da Paraíba. Os dados foram coletados através de questionários. Como suporte teórico tivemos estudos realizados Pires (2005), Gil (2002), Maciel (2002), Ifranh (2001), Miorin (2001), Dienes (2000), Goldemberg (2000), Azevedo (1993), Machado (1991), Thiollent (1995) e Rosamilha (1979).
Descrição: MANGUEIRA, Marcos Fabiano Oliveira. Do fazer concreto ao pensamento abstrato: a influência do material didático manipulável na construção do conhecimento matemático . 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4462
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Fabiano Oliveira Mangueira.pdfMarcos Fabiano Oliveira Mangueira392.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.