Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4463
Título: Uso de técnicas de amostragem aplicadas ao tempo de acesso a internet em lan house
Autor(es): Paulino, Antônio Valmir
Palavras-chave: Métodos de amostragem
Inferência estatística
Estratos
Lan house
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: As lan houses são estabelecimentos comercias que permitem as pessoas a acessar a internet por um pre ço e tempo controlado, sendo assim perfeitas para elaborar trabalhos escolares, diversões com jogos, imprimir curr ículos, pesquisar vaga de empregos, comunicar-se periodicamente através de mensagens instantâneas usando as mais variadas redes sociais existentes. A amostragem aleat ória estratifi cada é uma téecnica geralmente bastante utilizada para a estima ção de parâmetros populacionais, ocasionando uma melhor estimação desses parâmetros populacionais utilizando um n úmero de informa ções bem menor e um custo pequeno. Neste estudo em particular, foi utilizada a amostragem aleat ória estratifi cada proporcional, com o objetivo de estimar a vari ável aleatóoria quantitativa que e o tempo médio e o total populacional do n úmero de horas mensal de acessos a internet pelos usu ários da lan house, divididos em três faixas et árias. A primeira faixa etária varia dos 10 anos a 17 anos, a segunda de 18 anos a 30 anos e a terceira de 31 anos ou mais. Na faixa et ária de 10 a 17 anos de idade existe um consumo bem signi ficativo chegando a um n úmero de horas de acessos na ordem de 5478 horas representando 65,96% dos acessos na lan house, na faixa et ária de 18 a 30 anos de idade o n úmero de horas de acessos foi de 1803 horas representando 21,73% dos acessos e na faixa et ária de 31 anos ou mais foi de 1022 horas representando 12,30%. O tempo m édio estratifi cado proporcional dos acessos que foi de 26,79 horas por usuário ao mês, sendo considerada estatisticamente signi cante, devido ao processo de estrati cação da população dos acessos a internet, com isso, conclui-se a importância da utiliza ção dos m étodos estatí sticos na realiza ção da pesquisas.
Descrição: PAULINO, A. V. Uso de técnicas de amostragem aplicadas ao tempo de acesso a internet em lan house. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4463
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Valmir Paulino.pdfAntônio Valmir Paulino749.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.