Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4466
Título: O trauma sexual no real do corpo: concepção de sexualidade de mulheres com histórico de violência sexual
Autor(es): Oliveira, Flávia Palmeira de
Palavras-chave: Psicanálise
Sexualidade feminina
Violência sexual
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: A violência sexual é um problema de saúde pública, que causa impacto na vida do sujeito, e que atinge principalmente mulheres, adolescentes e crianças. Este estudo busca analisar a concepção de sexualidade elaborada por mulheres após vivenciarem uma situação de violência sexual. Esta pesquisa apresenta-se em dois momentos: uma revisão bibliográfica envolvendo a temática da violência sexual contra a mulher, as contribuições da Psicanálise no que refere a problemática da sexualidade e o enigma do feminino, e uma pesquisa de campo com mulheres que sofreram violência sexual. O local que intermediará o contato com as participantes desta pesquisa foi o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA, que dispõe de um Programa de Acolhimento a Vítimas de Violência Sexual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada no referencial teórico psicanalítico. Para análise dos dados, utilizaremos a Análise do Discurso, através da análise significante do discurso como propõe a psicanálise articulado aos princípios filosóficos da hermenêutica, gênese das demais formas de Análise do Discurso. Analisando-se os resultados desse estudo, identificou-se que a mulher ainda nos dias atuais não consegue vivenciar sua sexualidade, visto que predomina a repressão social acerca da vida sexual. Logo, as mulheres recebem informações restritas sobre aquilo que é da ordem do sexual e não são estimuladas a manter os cuidados com a saúde do seu corpo. Constatou-se ainda, que entre as participantes, a maioria das mulheres que vivenciarem o trauma da violência sexual mudou as suas respectivas concepções de sexualidade, afirmando não sentir mais prazer, evitar contato sexual e não se sentir mais mulher. Por outro lado, a minoria das entrevistadas embora tenha relatado que não houve mudança em sua concepção de sexualidade, não se implica em seu discurso, indicando desse modo que não houve uma elaboração da cena traumática favorável para o exercício de sua sexualidade.
Descrição: OLIVEIRA, F. P. de. O trauma sexual no real do corpo: concepção de sexualidade de mulheres com histórico de violência sexual. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4466
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Palmeira de Oliveira.pdfFlávia Palmeira de Oliveira684.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.