Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4473
Título: Efeitos do tabagismo na função cardiorrespiratória
Autor(es): Marques, Ana Alice Albuquerque
Palavras-chave: Tabagismo
Fisioterapia respiratória
Função cardiorrespiratória
Capacidade respiratória
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. Dentre os comprometimentos causados pelo cigarro, a função respiratória é a área mais atingida, como exemplo mais frequente, a doença pulmonar obstrutiva crônica. No entanto, antes mesmo da instalação dessa patologia podem surgir alterações no aparelho cardiorrespiratório. Portanto, vale-se questionar: de que modo os fatores caracterizadores dos efeitos do tabagismo na função cardiorrespiratória, podem ser detectados em uma amostra de sujeitos fumantes? Esta pesquisa teve como objetivo geral demonstrar os efeitos do tabagismo na função cardiorrespiratória, em uma amostra constituída por indivíduos tabagistas participantes do projeto de extensão da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, e cidades circunvizinhas, e como objetivos específicos: caracterizar indivíduos tabagistas, quanto ao perfil social e quanto ao tabagismo, analisando e avaliando a função cardiorrespiratória desses indivíduos. A pesquisa classificouse como exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa, onde a amostra fui submetida a coleta de dados e avaliação fisioterapêutica respiratória. A amostra da pesquisa foi composta por quinze indivíduos tabagistas, onde foram avaliados força muscular inspiratória, força muscular expiratória, pico de fluxo expiratório e capacidade funcional. Os resultados alcançados mostraram que, houve uma diferença significativa entre a força muscular inspiratória e expiratória e pico de fluxo expiratório, uma vez que compararam os valores previstos com os valores obtidos, relacionados ao total de indivíduos tabagistas. Esta pesquisa vem a auxiliar o profissional fisioterapeuta na identificação das alterações da função cardiopulmonar dos indivíduos tabagistas, relacionando-as com os diferentes quadros clínicos, associados aos aspectos cardiorrespiratórios.
Descrição: MARQUES, A. A. A. Efeitos do tabagismo na função cardiorrespiratória. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4473
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Alice Albuquerque Marques.pdfAna Alice Albuquerque Marques297.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.