Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4475
Título: Perfil biopsicossocial das adolescentes grávidas do município de Pocinhos - PB
Autor(es): Souza, Vilma Bezerra de
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Saúde pública
Políticas públicas
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: O presente estudo de natureza acadêmica justifica-se por se tratar de um tema de grande relevância, que atinge as adolescentes isoladamente e a sociedade como um todo, limitando, ou mesmo, adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dessas jovens mulheres na sociedade. Tem como principais fontes literárias SERRA (2000), MOREIRA et al. (2008) e SIMÔES (2010). E trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, fazendo uma revisão literária do que já se têm publicado até a atualidade em livros, monografias, revistas, sites, etc. Também foram coletados dados em arquivos da secretaria de Saúde do Município de Pocinhos e em duas Unidades de Saúde da Família (UBS), uma localizada na zona rural e outra na zona urbana. Foi aplicado um questionário contendo trinta questões objetivas e subjetivas sobre informações gerais da situação biopsicossocial das adolescentes grávidas que chegam até a UBS para o acompanhamento pré-natal. O resultado da pesquisa bibliográfica revela que no Brasil conforme dados do Ministério da Saúde (2006) e segundo levantamento realizado em 2003 adolescentes entre 10 e 19 anos representam 22% nos partos ocorridos no Brasil no período. Os dados da presente pesquisa demonstra que no Município de Pocinhos, localizado no Planalto da Borborema, na mesorregião do agreste paraibano, a realidade não foge à regra, visto que, em 2010 o percentual de crianças nascidas de mães adolescentes foi 25%. No ano de 2012 esse número caiu 7%; e em 2013 houve mais um aumento de 3%, elevando o percentual de adolescentes gestantes para 21%. Esse número é preocupante, apontando a necessidade de políticas públicas na referida área de saúde em caráter de urgência.
Descrição: SOUZA, V. B. de. Perfil biopsicossocial das adolescentes grávidas do município de Pocinhos - PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4475
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vilma Bezerra de Souza.pdfVilma Bezerra de Souza1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.