Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4476
Título: Fatores predisponentes para ocorrência de infecção do trato urinário associada ao uso do cateter vesical de demora
Autor(es): Alves, Austriberta de Araújo
Palavras-chave: Cateterismo urinário
Unidade de Terapia Intensiva
Infecção hospitalar
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: O presente estudo objetivou avaliar os fatores predisponentes para ocorrência de Infecção do Trato Urinário (ITU) associada ao uso do Cateter Vesical de Demora(CVD) em pacientes de uma Unidade de Terapia Intensiva adulto (UTI), caracterizando o perfil epidemiológico dos pacientes em uso de (CVD) na UTI e observando a adequação das condições do (CVD). O método descritivo-exploratório, pautado na abordagem quantitativa foi escolhido para atender aos objetivos propostos. Foi utilizado um indicador de avaliação das condições de manutenção do CVD, constituído por cinco componentes. Participaram deste estudo os pacientes internados na UTI adulto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Campina Grande. A amostra foi constituída pelos pacientes com mais de 24 horas de internação na UTI e que fizeram uso de CVD. Conclui-se que há a necessidade de um protocolo para a instalação e manutenção do CVD para diminuir os índices de ITU relacionados ao uso do CVD, cabendo aos profissionais de enfermagem envolvidos na assistência a observância rigorosa às recomendações contidas neste instrumento; e ao enfermeiro, o olhar atento e constante supervisão.
Descrição: ALVES, A. de A. Fatores predisponentes para ocorrência de infecção do trato urinário associada ao uso do cateter vesical de demora. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4476
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Austriberta de Araújo Alves.pdfAustriberta de Araújo Alves422.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.