Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4477
Título: Acessibilidade: sob a ótica de usuários e profissionais de saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família
Autor(es): Nascimento, Larissa Nayane Braz do
Palavras-chave: Assistência médica
Saúde pública
Serviços de saúde
Saúde da família
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: O acesso dos usuários aos serviços é parte essencial da organização e do funcionamento dos sistemas de saúde. Representa um direito fundamental de todo cidadão, porém ainda existem barreiras que comprometem este acesso de forma qualificada e humanizada. Assim, objetivou-se analisar a acessibilidade em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, exploratória com abordagem qualitativa. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada junto a profissionais e usuários de três UBSFs. O material foi analisado de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin. Neste estudo, a acessibilidade foi entendida como as características da organização da oferta dos serviços de saúde que contribuem para uma maior ou menor utilização desses serviços, por parte dos usuários do sistema. Foram identificados elementos facilitadores (a qualidade do atendimento; a dispensação da medicação; trabalho em equipe; integralidade; educação em saúde; visita domiciliar e acolhimento/humanização) e dificultadores (tempo prolongado para marcação e realização de consultas médicas; marcação de exames e grande tempo de espera para serem atendidos; baixa procura pelos serviços nas UBSFs por parte da comunidade; estrutura física inadequada para atender a demanda e demora para a marcação de exames e consultas especializadas) para a garantia do acesso aos serviços e ações da atenção básica. O estudo identificou que os usuários têm acesso ao serviço procurado, porém faz-se necessário maior empenho dos gestores e gerentes das unidades para garantir a resolubilidade, humanização e integralidade da assistência, além de melhorar o serviço quanto à oferta e a estrutura física.
Descrição: NASCIMENTO, L. N. B. do. Acessibilidade: sob a ótica de usuários e profissionais de saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4477
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Nayane Braz do Nascimento.pdfLarissa Nayane Braz do Nascimento1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.