Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro Júnior, Roberto da Silva-
dc.date.accessioned2014-07-31T14:17:46Z-
dc.date.available2014-07-31T14:17:46Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.otherCDD 372.64-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4486-
dc.descriptionRIBEIRO JÚNIOR, R. da. S. O texto poético como motivador de leituras e novas produções textuais no ensino fundamental. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho ora apresentado se trata de um estudo de caso desenvolvido numa escola pública do município de Guarabira-PB. Considerando a importância do uso dos gêneros textuais, sua diversidade e morfologia, elegemos para objeto de nosso estudo o uso do gênero poético nas aulas de língua portuguesa nas turmas do Ensino Fundamental. Com base nisso, nosso objetivo é despertar, por meio de atividades textuais lúdicas e textos poéticos, o interesse dos alunos do ensino fundamental pela leitura e escrita de textos, uma vez que tais fatores constituem-se como o centro das práticas educativas em nossa cultura escolar, transformando-se em verdadeiros instrumentos para a promoção do aluno ou para legitimar o seu fracasso. Utilizando textos, imagens e desenhos, foram produzidos textos que levantaram discussões sobre a relevância desse tipo de estudo. Como recurso teórico, utilizamos os estudos de vários autores, tais como Bazerman (2007), Antunes (2003), Banberger (1986), Elias (2003), Smith (1989), entre outros. Diante da pesquisa realizada, chegamos à conclusão de que o uso do texto poético, como elemento motivador para o desenvolvimento da leitura e na escrita no ensino fundamental, foi satisfatório devido à grande receptividade das atividades por parte dos alunos, visto que ao longo das demonstrações dos textos, atividades, dinâmicas referente ao assunto e a conclusão da atividade, os mesmos demonstraram interesse pela leitura e a escrita apresentada por outro colega solicitando a troca das respectivas obras, partilhando impressões de leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luana Anastácia Santos de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTexto poéticopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO texto poético como motivador de leituras e novas produções textuais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto da Silva Ribeiro Júnior.pdfRoberto da Silva Ribeiro Júnior1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.