Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4493
Título: O ensino de geografia na Escola Municipal de de Ensino Fundamental Menino Jesus
Autor(es): Pereira, Francisca da Silva
Palavras-chave: Geografia - ensino
Escola
Prática pedagógica
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: O conhecimento geográfico caminha paralelamente com a história da humanidade. Os povos antigos adquiriram um amplo conhecimento da superfície terrestre e a tendência ao registro e transmissão do mesmo para outros povos. Esse conhecimento empírico foi sistematizado e ganhou a condição de conhecimento científico; depois chegou às escolas, foi um longo caminho, um processo lento como também é lento a evolução do processo de ensino. Desta forma, esta pesquisa pretende verificar a atual situação do processo de ensino da disciplina geografia no ensino fundamental, mas precisamente com as turmas do 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus, analisando a importância dos estudos geográficos, a prática pedagógica aplicada nesse estudo, à opinião dos alunos bem como suas aspirações em relação ao melhoramento das aulas de geografia. Para a realização deste trabalho utilizamos como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, visita a escola e aplicação de questionários a professores e alunos das turmas pesquisadas. Foram aplicados questionários a uma amostra de 43 alunos do ensino fundamental (9º ano) e 02 professores de geografia, todos da E. M. E. F. Menino Jesus, município de Riachão/PB. Com os resultados obtidos foram feitos a tabulação e análise. A partir deste estudo podemos constatar que a prática tradicional é a mais utilizada pelos professores de geografia no 9º ano, e isso faz com que os alunos vejam as aulas como chatas e cansativas, e ao mesmo tempo ansiosos por outros tipos de atividades menos enfadonhas. O estudo também revelou que a importância dada aos conhecimentos geográficos é considerável, mas ainda não é o desejável, sendo assim, precisa-se valorizar mais os estudos geográficos. Por isso, com este trabalho esperamos que a geografia passe a ser mais valorizada por alunos, professores e por toda a sociedade, e que sirva de reflexão para a prática pedagógica e o cotidiano na sala de aula.
Descrição: PEREIRA, F. da. S. O ensino de geografia na Escola Municipal de de Ensino Fundamental Menino Jesus. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4493
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco da Silva Pereira.pdfFrancisco da Silva Pereira1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.