Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4540
Título: Desempenho agronômico da cultura do feijoeiro em função de húmus de minhoca em condições edafoclimáticas de Belém do Brejo do Cruz/PB
Autor(es): Dantas, Éverton Eugênio Martins
Palavras-chave: Feijão-caupi
Matéria orgânica
Desenvolvimento
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: O feijão-caupi [Vigna unguiculata L. (Walp.)] é uma das principais fontes de proteína vegetal, para as populações de menor renda da Ásia, África, Europa e Américas do Norte, Central e do Sul. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, representam uma das leguminosas mais importantes da dieta alimentar. Com a presente pesquisa objetivou-se avaliar o desempenho agronômico da cultura do feijão BRS pujante submetido à diferentes quantidades de húmus de minhocas com e sem aplicação de húmus líquido via solo nas condições edafoclimáticas de Belém do Brejo do Cruz-PB, cujas coordenadas geográficas são 60 28’12” de Latitude Sul e 37020’32” de longitude a Oeste do Meridiano de Greenwich e uma altitude de 176 metros acima do nível do mar. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados com 40 tratamentos num arranjo fatorial de 5 x 2, com 4 repetições. Foi estudado os efeitos de 5 quantidades de húmus de minhocas vermelha da Califórnia ( Q1= 0,0; Q2= 2,0; Q3= 3,0; Q4=4,0 e Q5=5,0 kg/ metros linear), com e sem húmus líquido (H1= presença de húmus líquido e H0= ausência de húmus líquido aplicados via solo) no desenvolvimento do feijoeiro caupi (var. pujante). Avaliou-se as variáveis de crescimento do ramo principal, diâmetro caulinar, número de folhas e comprimento da raiz e de produção, número de vagens por planta, número de grãos por vagens, peso de grãos por planta, número de grãos por planta, peso de cem sementes. Pelos resultados obtidos a cultura do feijão var. BRS pujante na fase de crescimento e produção submetido a quantidade de 5 kg por metro linear de húmus de minhocas, proporcionou melhor desempenho na presença de húmus líquido, embora de forma não significativa, o número de vagens por planta, o número de grãos por vagens, o peso de grãos por planta e o número de grãos por planta aumentaram 6,2; 0,56; 2,98 g e 22,2, respectivamente, por aumento unitário da quantidade de húmus líquido aplicado, porém, o peso de 100 sementes foi reduzido em 0,52 g por aumento unitário da quantidade de húmus de minhocas.
Descrição: DANTAS, E. E. M. Desempenho agronômico da cultura do feijoeiro em função de húmus de minhoca em condições edafoclimáticas de Belém do Brejo do Cruz/PB. 2012. 41f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4540
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Éverton Eugênio Martins Dantas.pdf858.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.