Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4543
Título: Diagnóstico quantiqualitativo de lixo patogênico no hospital regional de Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Maia Neto, Francisco Edimilcio
Palavras-chave: Meio ambiente
Resíduos sólidos
Contaminação
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: Objetivou-se com este trabalho fazer um levantamento quantiqualitativo do lixo patogênico do Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos localizado na cidade de Catolé do Rocha – PB. A pesquisa foi realizada no período de 01à 31/05/2012, onde envolveu toda a comunidade hospitalar, tais como: auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnico de raio-x, assistente social, médicos, arquivistas e faturistas, digitadores, fisioterapeutas, nutricionistas, porteiro e maqueiro e auxiliar de serviços gerais e jardineiros, desde a coleta até a pesagem diária destes resíduos que apresenta alto risco para os seres humanos e o meio ambiente.Durante o mês da pesquisa na unidade observou-se enorme preocupação da administração com todos os funcionários, inclusive os que têm acesso ao lixo. A pesagem da primeira semana obteve 228,5 kg, Na segunda semana foi constatado 381 kg, observou-se na terceira semana uma redução para 307 kg, já na quarta semana obteve aumento para 410 kg e na quinta semana diminui para 151 kg de lixo infectante (seringas, agulhas, ataduras, gases, cateteres, sondas, curativos e materiais de coleta de exames),obtendo um total de 1.477,5 kg. No período da pesquisa constatou-se que o município de Catolé do Rocha – PB, necessita de incinerador ambientalmente correto, pois o lixo coletado no hospital é levado para a capital João Pessoa – PB, a uma distância de mais de500 km, onde são incinerados os resíduos sólidos gerados na unidade de saúde.
Descrição: MAIA NETO, F. E. Diagnóstico quantiqualitativo de lixo patogênico no hospital regional de Catolé do Rocha-PB. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4543
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Edimilcio Maia Neto.pdf722.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.