Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4551
Título: Resposta da cultura do arroz vermelho submetido à disponibilidade de água no solo e adubação organomineral
Autor(es): Figueredo, Janailson Pereira de
Palavras-chave: Oryza Sativa L.
Silicato de cálcio
Recursos hídricos
Biofertilizante
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: O arroz representa alimento de primeira necessidade para mais da metade da população mundial e que constituí a fonte principal de energia para a dieta da população o mesmo se apresenta como um dos principais alimentos da cesta básica nordestina onde o arroz vermelho e mais cultivado e precisa ser estudado o uso racional dos recursos hídricos e quais são os melhores nutrientes que precisam ser fornecidos para que a planta atinja uma boa produtividade. Diante do exposto, objetivou-se com este estudo avaliar a resposta da cultura do arroz vermelho 405 Embrapa Meio Norte submetido à disponibilidade de água no solo e adubação orgânica e mineral cultivado em ambiente protegido no semiárido paraibano. O experimento foi conduzido, em ambiente protegido (estufa agrícola), na “Estação Experimental Agroecológica”, pertencente ao Departamento de Agrárias e Exatas (DAE), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Campus IV, Catolé do Rocha/PB. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) num esquema fatorial 4 x 2 x 2, com quatro repetições, 16 tratamentos e 64 vasos/plantas experimentais, onde serão estudados níveis de água disponível no solo (%/vol) sendo estudo (L1 = 70; L2= 80; L3 = 90 e L4 = 100% de água disponível), aplicação de silício (S1 = com e S0= sem) e aplicação de biofertilizante (B1= com e B0= sem) no crescimento do arroz vermelho Var. 405 Embrapa Meio Norte. A unidade experimental foi constituída de um vaso de material polimérico sintético com volume de 30 litros (L) de substratos. Avaliaram-se: altura da planta, número de panículas por touceira, número de espaguetes, número de grãos por espaguetes e fitomassa seca da folha. Conclui-se que a lâmina de 100% de água disponível (L4) obtive valores significativos e que a aplicação de silício e biofertilizante contribuíram para melhor desempenho da cultura pesquisada.
Descrição: FIGUEREDO, J. P. de. Resposta da cultura do arroz vermelho submetido à disponibilidade de água no solo e adubação organomineral. 2014. 53f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4551
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janailson Pereira de Figueredo.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.