Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4558
Título: Análise comparativa dos modelos de gestão dos sistemas de saúde do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido
Autor(es): Araújo, Petson Phillippe Almeida
Palavras-chave: Sistemas de saúde
SUS
Financiamento
Cobertura
Data do documento: 7-Ago-2014
Resumo: O presente artigo se propõe a fazer uma análise comparativa da trajetória dos sistemas de saúde do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, desde o final do século XIX e começo do século XX até os dias atuais. Através da abordagem dos seus respectivos modelos de gestão, financiamento e cobertura. Com objetivo de compara-los, a pesquisa utilizada foi de caráter bibliográfico exploratório, desenvolvida a partir de documentos de organizações como Banco Mundial, OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), IBGE, Ministério da Saúde, entre outros. Os dados analisados revelaram que o SUS criado em 1988, garantindo a saúde como direito de todos e dever do Estado, desde a década de noventa, enfrenta entraves, principalmente quanto ao seu financiamento. Comparado ao Reino Unido, que dispõe de um sistema de saúde público também universal, o Brasil investe bem menos em saúde. Os Estados Unidos que não possuem sistema público universal, apresentam as maiores despesas com saúde dos três países analisados. Em contrapartida, parte da população americana está totalmente desprovida de acesso à saúde. Mesmo com um financiamento menor o Sistema Único de Saúde cobre toda população, porém, fica evidente a necessidade de mais recursos para a saúde pública no Brasil.
Descrição: ARAÚJO, P. P. A. Análise comparativa dos modelos de gestão dos sistemas de saúde do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4558
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Petson Phillippe Almeida Araújo.pdfPetson Phillippe Almeida Araújo491.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.