Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4574
Título: Absenteísmo: estudo de caso na Asa Vitamilho, unidade Campina Grande - PB
Autor(es): Araújo, Mário Candóia Silva de
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Absenteísmo
Colaboradores
Data do documento: 7-Ago-2014
Resumo: A importância da utilização de estratégias relacionadas à Gestão de Pessoas é fator determinante o gerenciamento e controle das causas que desencadeiam o absenteísmo, pois, a ausência do colaborador no trabalho, nem sempre está relacionada somente ao mesmo, muitas vezes pode estar ligada as condições de trabalho, cultura organizacional e estilo de liderança. Assim, o uso de ferramentas de gestão que levem a melhoria das relações sociais no âmbito organizacional pode minimizar em níveis satisfatórios o índice de absenteísmo. Assim, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar as causas do índice de absenteísmo na ASA Indústria situada em Campina Grande - PB. Para tanto, utilizou-se pesquisas do tipo exploratória, descritiva, estudo de caso bibliográfica e de campo. Também foi realizada pesquisa documental nos arquivos do setor de Recursos Humanos, que abrangeu o período de janeiro a dezembro de 2013. Os resultados indicam que a meta do índice de absenteísmo estabelecida pela empresa não foi alcançada no período de seis meses; tal resultado ocorreu principalmente pelo alto número de atestados médicos, impulsionados principalmente pela cultura do ‘fácil desligamento’. Tomando como base o resultado da pesquisa, aponta-se a necessidade de mudanças no estilo de liderança adotado na empresa, em especial na área industrial, que necessita ser revisto para que os atuais gestores tenham a capacidade de saber contornar os problemas, que são inevitáveis, mas principalmente fazer com que muitos deles não aconteçam, sabendo realizar uma seleção mais correta e alocar as pessoas certas nos lugares certos.
Descrição: ARAÚJO, M. C. S. de. Absenteísmo: estudo de caso na Asa Vitamilho, unidade Campina Grande - PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4574
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mário Candóia Silva de Araújo.pdfMário Candóia Silva de Araújo687.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.