Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4605
Título: As vozes sociais no discurso dos memes Dilma bolada: uma perspectiva da análise dialógica do discurso (ADD)
Autor(es): Silva, Gilvaneide Pereira da
Palavras-chave: Dialogismo
Gênero discursivo
Vozes sociais
Data do documento: 11-Ago-2014
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre as vozes sociais nos memes Dilma Bolada, postados no período de 2013 a 2014 na página do Facebook. Os memes em estudo, criados pelo publicitário Jeferson Monteiro, apresentam paródias sobre a presidenta Dilma Rousseff. O corpus constituído para a análise é composto por quatro memes: gênero que tem o propósito de copiar ou imitar pessoas (geralmente personalidades da mídia) na internet. O intuito da análise é mostrar como ocorre o processo dialógico nesse gênero midiático. A análise será fundamentada pelas categorias caracterizadas por enunciado, signo, gênero discursivo, discurso e dialogismo. Tem como embasamento teórico os estudos de Bakhtin e do Círculo, bem como as pesquisas de estudiosos dessa teoria, como Sobral (2009), Brait (2005, 2009, 2013), Faraco (2009), dentre outros. O estudo mostra que o enunciador constrói um ponto de vista crítico, utilizando respectivamente a imagem, palavras e dizeres de outrem, encontrados na memória interdiscursiva. Assim, o trabalho apresenta um olhar dialógico sobre os eventos que reforçam as representações discursivas já construídas pela mídia em cada momento discursivo.
Descrição: SILVA, G. P. da. As vozes sociais no discurso dos memes Dilma bolada: uma perspectiva da análise dialógica do discurso (ADD). 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4605
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvaneide Pereira da Silva.pdfGilvaneide Pereira da Silva599.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.