Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Menezes, Patricia Kelly Leite Cardoso Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-11T13:52:34Z | - |
dc.date.available | 2014-08-11T13:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4613 | - |
dc.description | MENESES, P. K. C. B. Educação de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias: desafios e possibilidades. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação de um modo em geral sofre grande influência de fatores externos que circundam a sociedade onde estamos inseridos, com isso surge os desafios e a necessidade de acompanhá-los. Os avanços tecnológicos são uma constante mudança, aparece como uma possibilidade de transformação das práticas metodológicas de nossos professores e das escolas de nosso país. Tratou-se neste artigo em especial a modalidade de ensino da EJA, investigando a importância e necessidade de inserir os jovens e adultos no mundo tecnológico e no desenvolvimento social e pessoal dos mesmos. Estando nossas escolas tão acessíveis ao uso de computadores, data show, notebooks, rede de internet wifi, entre outras tecnologias surge o interesse de observar se estes recursos estão sendo utilizados? Se as aulas estão sendo preparadas com o auxilio destes? Se os alunos sentem a vontade e interagem bem com o computador? A pesquisa foi realizada na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio “Efigênio Leite”, localizada na cidade de Borborema-PB, e a partir dos resultados evidenciamos a proposta de uma nova atuação metodológica diante dessa nova realidade, pretende-se promover conhecimento dos aparatos tecnológicos contidos na escola e envolver os educandos nessa nova perspectiva. Como bases teóricas tiveram autores como: Gadotti, Freire, Grinspun e ao final da pesquisa a partir das falas e da vivência com os professores e alunos nos deixaram diante de uma perspectiva preocupante uma vez que, não há uma prática de inserção de novas tecnologias, nem de metodologias que envolvam esse desenvolvimento do mundo atual, e essa deve ser uma constante preocupação enquanto escola tendo em vista que uma das funções da mesma é promover a identidade e o desenvolvimento cidadão de seus educandos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Eduacação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patricia Kelly Leite Cardoso Barbosa Meneses.pdf | Patricia Kelly Leite Cardoso Barbosa Meneses | 167.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.