Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4617
Título: Classificação do lixo presente em área de reprodução de tartarugas marinhas em praias do litoral da Paraíba, Brasil
Autor(es): Barbosa, Heloísa Silva
Palavras-chave: Reprodução animal
Tartarugas marinhas
Lixo marinho
Degradação ambiental
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Grande parte da população mundial vive em zonas costeiras ou próximo dessa concentração demográfica. O atual estilo de vida e o inevitável crescimento das populações humanas é o principal responsável pela degradação desses ambientes. Com isto, cresce nessas áreas o volume de lixo e, em consequência, aumenta o descarte inadequado de materiais como embalagens, geralmente de composição plástica. O litoral das cidades de João Pessoa e Cabedelo, localizadas no Estado da Paraíba, apresenta intensa urbanização, ao tempo em que caracteriza-se como importante área de reprodução de tartarugas marinhas no Nordeste brasileiro. As tartarugas marinhas apresentam um ciclo de vida complexo, utilizando-se de diferentes ambientes ao longo da vida. Embora sejam marinhas, utilizam o ambiente terrestre (praia) para desova, buscando o local adequado à incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes. A presença de lixo neste ambiente concorre para a perda de hábitat reprodutivo destes animais. Traçar o perfil do lixo nesses ambientes é fundamental para o aprimoramento de planos de gestão e conservação e para o dimensionamento de programas de educação ambiental. Diante da preocupação da atual situação local, foi escolhida uma extensão de praia de 3 km para a realização deste estudo, envolvendo as praias do Bessa, Intermares e Ponta de Campina. Foram determinados três áreas de coleta. Em cada área de coleta foi determinado um quadrante de 50 m², dos quais foram explorados aleatoriamente pelo método de varredura. Do total de 10 amostras obteve-se 1.995 itens que foram classificados e agrupados em 14 categorias, de acordo com o tipo de material do resíduo. Deste, o plástico se apresentou em destaque, com aproximadamente 38%.
Descrição: BARBOSA, H. S. Classificação do lixo presente em área de reprodução de tartarugas marinhas em praias do litoral da Paraíba, Brasil. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4617
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heloísa Silva Barbosa.pdfHeloísa Silva Barbosa11.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.