Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4618
Título: Caracterização da dependência nicotínica materna e sua influência nos neonatos
Autor(es): Oliveira, Ivana de Medeiros
Palavras-chave: Tabagismo
Dependência química
Recém nascido
Gestação
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: O tabagismo, antes visto como um estilo de vida é atualmente reconhecido como uma dependência química, que expõe os indivíduos a diversas substâncias tóxicas. A tendência de aumento do tabagismo nas mulheres é grave, pois eleva a vulnerabilidade do feto, da criança e do adolescente aos danos do fumo, transformando-os em fumantes passivos. O objetivo deste estudo foi caracterizar o grau de dependência nicotínica de mães e sua influência nos neonatos. A amostra foi composta por 50 mães puérperas e fumantes. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma ficha com perguntas contidas no Questionário de tolerância de Fargerstrom (QTF), acrescido de questões sociodemográficas e clínicas relacionadas à mãe e ao recém-nascido. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UEPB. Os resultados demonstram a maioria das mães sendo solteiras, com idade entre 20 a 34 anos, apresentando tempo de escolaridade entre um a oito anos e baixa dependência nicotínica. Prevaleceram-se os recém-nascidos (RN) do sexo feminino, nascidos a termo, em peso ideal e que possuíam escore de Ápgar no 1’ e 5’ variando de sete a dez. O estudo não apresentou alterações consideráveis em relação a saúde do RN contudo, deve-se manter o acompanhamento destes, pois ainda estão expostos à riscos futuros causados pelo tabagismo passivo, seja na fase da infância ou adulta.
Descrição: OLIVEIRA, I. de M. Caracterização da dependência nicotínica materna e sua influência nos neonatos. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4618
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivana de Medeiros Oliveira.pdfIvana de Medeiros Oliveira407.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.