Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4619
Título: Análise dos riscos ocupacionais dos laboratórios do Departamento de Odontologia em uma instituição pública de ensino superior na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Aranha, Thais Bezerra
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Mapa de risco
Laboratório de Odontologia
Risco Ocupacional
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: O mundo do trabalho encontra-se em processo de mudanças, onde há uma reestruturação produtiva e organizacional, que modifica a forma de lidar com o trabalho, saúde e segurança do trabalhador. Garantir a saúde e segurança dos trabalhadores implica em trazer benefícios para eles, bem como para o empregador. Portanto, esse estudo teve por objetivo identificar e analisar os riscos ocupacionais dos Laboratórios do Departamento de Odontologia de uma Instituição Pública de Ensino Superior, através de uma pesquisa do tipo descritiva, com método de procedimento observacional. Foram utilizados na coleta de dados, um questionário adaptado de Moreira e Santos (2012) com dados sócio demográficos, um roteiro semi estruturado sobre tipo de risco, fonte/agente, agravos à saúde, medidas de controle existentes e medidas propostas para eliminação ou controle dos riscos encontrados e ainda o mapa de risco. Foram identificados como riscos biológicos, a manipulação de amostras biológicas possivelmente contaminadas associadas ao uso de perfuro cortantes; como risco químico: o uso contínuo de substâncias químicas tóxicas; riscos físicos: iluminação excessiva, ruídos e exposição a altas temperaturas; nos riscos mecânicos: corte, perfuração, decepação, queda, incêndio, explosão, choque elétrico e queimaduras; e ainda, como riscos ergonômicos, a adoção de posturas inadequadas, com uma longa jornada de trabalho e movimentos repetitivos associados ao excesso de responsabilidade, concentração e insegurança.Constatou-se também a ausência de medidas de controle, minimização ou extinção dos riscos, evidenciando a necessidade de adesão das medidas de proteção padrão e uma assistência da instituição mais direcionada para a saúde e segurança do trabalhador.
Descrição: ARANHA, T. B. Análise dos riscos ocupacionais dos laboratórios do Departamento de Odontologia em uma instituição pública de ensino superior na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4619
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Bezerra Aranha.pdfThaís Bezerra Aranha2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.