Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4620
Título: Assédio Moral: análise das vivências de sofrimento psicológico entre comerciários da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Oliveira Filho, Ronaldo Meira de
Palavras-chave: Assédio moral
Saúde do trabalhador
Comerciários
Condições de trabalho
Gestão de pessoas
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: O assédio moral vem adquirindo grandes proporções ao longo dos anos no mundo como consequência de fatores como a globalização e o aumento das exigências sobre o trabalhador. No Brasil este tema passa a ser discutido somente no início de 2000, com os estudos de Margarida Barreto e a tradução do livro da psiquiatra francesa Marie-France Hirigoyen. Este artigo tem como objetivo identificar, por meio de pesquisa, a ocorrência de assédio moral no trabalho dos comerciários de Campina Grande – PB. Para esta pesquisa foi utilizado um instrumento elaborado e validado por Nery (2005), com o qual foram entrevistados 360 trabalhadores, distribuídos entre: comércio centro, comércio de bairro, comércio varejista e shopping. Os dados foram submetidos a análise por meio de estatística descritiva, test t e ANOVA. Dessa forma identificamos que os comerciários da cidade de Campina Grande de maneira geral não sofrem com o assédio moral, os maiores índices foram apresentados somente quando se refere ao controle e cobrança exercida pelos superiores hierárquicos. Foram realizados cruzamentos estatísticos que apontam que os homens sofrem mais com fofocas e intrigas no ambiente de trabalho que as mulheres, no entanto estas são submetidas a maior desvalorização profissional. A respeito da quantidade de filhos, identificamos que há uma tendência diretamente proporcional entre aumento do nível de assédio em detrimento do número de filhos. Esta pesquisa demonstra a necessidade de uma ação no sentido da prevenção e conscientização dos trabalhadores bem como sugere a necessidade de reconstrução de algumas políticas de gestão de pessoas nas empresas.
Descrição: OLIVEIRA FILHO, R. M. de. Assédio Moral: análise das vivências de sofrimento psicológico entre comerciários da cidade de Campina Grande - PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4620
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronaldo Meira de Oliveira Filho.pdfRonaldo Meira de Oliveira Filho619.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.