Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Juscelino de Araújo-
dc.date.accessioned2014-08-15T13:10:25Z-
dc.date.available2014-08-15T13:10:25Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4622-
dc.descriptionSILVA, J. de A. Entre monstros, mágicas e equações: Uma experiência no ensino de equações polinomiais do 1º Grau na Matemática do Ensino Fundamental. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar qual(is) a(s) potencialidade(s) do uso de jogos no desenvolvimento do pensamento algébrico na matemática do Ensino Fundamental. Para isso optamos em desenvolver um estudo com o jogo Yu-Gi-Oh! Trading Card Game partindo da hipótese que este pode ajudar os estudantes a aprimorar suas habilidades de interpretação de problemas no conteúdo de equações polinomiais do 1º grau. Este conteúdo muitas vezes não é interpretado de forma correta pelos estudantes o que desencadeia uma série de dificuldades nesta área da matemática evidenciada por vários pesquisadores como Grando e Segalin (2006); Ribeiro (2001), dentre outros, bem como os documentos oficiais nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN - (BRASIL, 1998) e os Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental da Paraíba – RCEFPB - (PARAIBA, 2010). Para tanto utilizamos como metodologia de pesquisa um estudo exploratório do tipo pesquisa ação, onde adotamos como principal instrumento para aquisição e análise de dados um diário de campo. Para isso adentramos em uma escola do ensino fundamental do município de Bananeiras, no estado da Paraíba, investigando uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com 22 estudantes participantes. Ao final do estudo constatamos que a discussão despertou os estudantes para uma melhor interpretação de situações problemas envolvendo o conteúdo de equações polinomiais de primeiro grau, bem como ajudou a despertar nos estudantes alguns valores sociais, tais como: solidariedade, respeito, limites e prioridades, por exemplo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Severina Andréa Dantas de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos na Educaçãopt_BR
dc.titleEntre monstros, mágicas e equações: uma experiência no ensino de equações polinomiais do 1º grau na Matemática do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juscelino de Araújo Silva.pdfJuscelino de Araújo Silva2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.