Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4624
Título: Parâmetros de qualidade físico-química de produtos vegetais da Agave sisalana
Autor(es): Nascimento, Morgana Lopes do
Palavras-chave: Resíduos líquidos
Fitoterapia
Descorticação
Sisal
Agave sisalana
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A Agave sisalana Perrine, popularmente conhecida como sisal, pertencente à Família Agavaceae é uma planta monocotiledônea do México. Está bem adaptada à região semiárida do Nordeste do Brasil, que é atualmente o maior produtor de fibra de sisal no mundo. Apenas 5% de todo o produto da decorticação das folhas de A. sisalana, o qual é constituído por uma fibra dura, é explorada; enquanto que os outros 95 %, constituídos por resíduos sólidos (bagaço) e resíduos líquidos (suco) é normalmente descartado. Estudos demonstraram o potencial dos produtos da A. sisalana em diferentes aplicações farmacêuticas. Visto que, a qualidade de matéria-prima à base de plantas é essencial para alcançar as especificações desejadas de produtos intermediários e produto acabado. O objetivo deste trabalho foi analisar os parâmetros de qualidade físico-química de produtos vegetais da A. sisalana, drogas vegetais e extratos do caule e de resíduos sólido e líquido, coletada em Monteiro, Paraíba - PB. Para isto, foram utilizados métodos farmacopéicos de análise físico-química, como pH, perda por dessecação, densidade, teor de cinzas, granulometria, análise térmica e algumas quantificações, com métodos já validados, como fenóis totais, açúcares totais e livres e flavonóides. Observou-se grandes quantidades de açúcares, fenóis e flavonóides no resíduo líquido, parte dos 95 % que são descartados após o processo de decorticação e que tem grande potencial como matéria-prima vegetal. Sugerindo-se novas aplicações desta espécie para a produção de fitoterápicos.
Descrição: NASCIMENTO, M. L. do. Parâmetros de qualidade físico-química de produtos vegetais da Agave sisalana. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4624
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Morgana Lopes do Nascimento.pdfMorgana Lopes do Nascimento2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.