Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4625
Título: Alvitre de um sistema de tratamento de águas residuais integrado ao reuso hidropônico em pequenas comunidades do semiárido
Autor(es): Barros Filho, Geraldo de Magela
Palavras-chave: Águas residuárias
Cultivo hidropônico
Recurso hídrico
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A segurança hídrica é um fator que sempre gera preocupação, principalmente nas populações do semiárido. Habitantes da zona rural e de pequenas comunidades tiram seu sustento da agricultura familiar e estudos apontam que 70% da água do planeta está voltada para a produção de alimentos. O índice pluviométrico do semiárido brasileiro é o maior entre todas as regiões semiáridas do planeta, mas a quantidade de água que cai é três vezes menor do que a que evapora. Cientes da realidade, nós destacamos neste estudo a técnica do reuso para o esgoto doméstico, ou águas residuárias, visando amenizar o problema da má gestão dos recursos hídricos. A pesquisa se pautou no reaproveitamento das águas residuárias advindas de um sistema de tratamento anaeróbio composto por um tanque séptico comunitário e um pós-tratamento aeróbio composto por filtros de areia intermitente. Os efluentes desse sistema serão reaproveitados no cultivo hidropônico de varias culturas que se adaptem bem a região do semiárido, através do sistema de cooperativismo. Devido ao clima da região nordestina, o tratamento anaeróbioaeróbio ocorreu com uma eficiência satisfatória para a obtenção de dados de redução de fósforo, nitrificação e remoção de patógenos, atendendo assim a Resolução Nº 430/2011 e a Portaria MS nº 518/2004. Esperamos que o trabalho seja norteador e incentivador para a prática do reuso para pequenas comunidades do semiárido do Nordeste brasileiro.
Descrição: BARROS FILHO, G. de M. Alvitre de um sistema de tratamento de águas residuais integrado ao reuso hidropônico em pequenas comunidades do semiárido. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4625
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geraldo de Magela Barros Filho.pdfGeraldo de Magela Barros Filho2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.