Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4627
Título: Revisão bibliográfica das plantas utilizadas para problemas digestórios na Comunidade de Caiana dos Mares no município de Alagoa Grande – Paraíba
Autor(es): Albuquerque, Vamberto Luís Medeiros de
Palavras-chave: Plantas medicinais
Sistema digestivo
Medicina popular
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo bibliográfico das plantas utilizadas para transtornos do sistema digestivo, na comunidade Caiana dos Mares, município de Alagoa Grande-Paraíba, através do reconhecimento das plantas utilizadas na medicina tradicional local, evidenciando as espécies e seus usos, desde a obtenção – cultivo ou extrativismo – até sua aplicação dentro dos contextos sociocultural e ambiental da comunidade. O método de amostragem escolhido foi o “snowball”, sendo identificados seis informantes chave. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada e os espécimes citados foram coletados em turnê guiada e posteriormente identificados e herborizados. Resultaram deste levantamento 12 espécies, distribuídas em 09 famílias botânicas, sendo as principais Myrtaceae, Lamiaceae e Asteraceae. Em relação à origem das plantas levantadas observou-se que estão distribuídas de maneira equivalentes entre exóticas e nativas. A folha foi a parte mais utilizada e o chá foi o modo de preparo mais frequente. As espécies com maior importância relativa foram: Rosmarinus officinalis L. (IR = 2,0), Chenopodium ambrosioides L. (IR = 1,5), e Pimpinella anisum L. (IR = 1,3). A maior parte das plantas utilizadas pela comunidade são relacionadas aos cuidados primários de saúde. Os quintais da comunidade de Caiana dos Mares apresentam expressiva diversidade de plantas medicinais, sendo ambientes propícios ao desenvolvimento de novas pesquisas.
Descrição: ALBUQUERQUE, V. L. M. de. Revisão bibliográfica das plantas utilizadas para problemas digestórios na Comunidade de Caiana dos Mares no município de Alagoa Grande – Paraíba. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4627
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vamberto Luís Medeiros de Albuquerque.pdfVamberto Luís Medeiros de Albuquerque1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.