Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Yuri José dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T13:12:38Z | - |
dc.date.available | 2014-08-15T13:12:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 378. 81 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4632 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Y. J. dos S. Perfil socioeconômico e perspectiva no ingresso do curso de Química de alunos da rede pública de Campina Grande – PB. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escolarização da grande massa surgiu no Brasil em meados do século XIX, e estava sob a responsabilidade do Estado. Apenas algumas disciplinas faziam parte do componente curricular de outrora, tais como: geografia e história que permanecem até os dias atuais. Durante toda a história do ensino, houve algumas mudanças, entre elas a evolução para os grupos escolares, que na época era uma grande tendência na Europa, tratava de turmas seriadas, como ocorre até hoje, evidente que a cada tempo é aperfeiçoado esse método. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar entre os alunos da rede pública estadual de Campina Grande - PB, quais os perfis socioeconômicos bem como as suas concepções acerca do ensino de química e pretensão de ingresso na área. Os resultados mais relevantes apontam fatores significativos que podem suscitar discussões acerca da temática em questão, tais como: Na sua maioria são do sexo feminino, solteiros, não utilizam transportes para se deslocar até a instituição de ensino, pois moram próximos a mesma, além de apresentar como maior necessidade das famílias e/ou alunos, a falta de emprego. Quanto às dificuldades encontradas pelos alunos na disciplina de química, relatam pouco tempo da aula, pouco tempo para estudar, ter que trabalhar e não gostam da disciplina. Paralelamente observou-se que apenas 2% dos estudantes noturno da rede pública pretendem prestar vestibular para a área de química, confirmando o que a média da intenção de ingresso da Universidade Estadual da Paraíba já estabelece, pois apenas 1,79% das provas prestadas na UEPB são para a área de química, que incluem licenciatura e industrial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Helionalda Costa Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Perfil socioeconômico | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Perfil socioeconômico e perspectiva no ingresso do curso de Química de alunos da rede pública de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Yuri José dos Santos Nascimento.pdf | Yuri José dos Santos Nascimento | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.