Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4633
Título: Uso de plantas no tratamento de doenças respiratórias na Comunidade Caiana dos Mares, Alagoa Grande, Paraíba
Autor(es): Nascimento, Lidyane Dias do
Palavras-chave: Doenças respiratórias
Plantas medicinais
Etnobotânica
Medicina popular
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Este trabalho teve por objetivo realizar o estudo etnobotânico das plantas utilizadas no tratamento de doenças respiratórias na comunidade Caiana dos Mares, município de Alagoa Grande, estado da Paraíba, evidenciando as espécies e seus usos, desde a obtenção – cultivo ou extrativismo – até sua aplicação nos contextos sociocultural e ambiental da comunidade estudada. O método de amostragem escolhido foi o “snowball”, sendo identificados seis informantes chaves. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada e os espécimes citados foram coletados em turnê guiada e posteriormente identificados e herborizados. Resultaram deste levantamento 13 espécies distribuídas em 12 famílias, sendo a Lamiaceae mais referida. A folha foi a parte vegetal mais utilizada e o chá foi o modo de preparo mais frequente. As espécies com maior número de indicações terapêuticas no tratamento de doenças respiratórias foram hortelã da folha graúda (Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng.), a bananeira (Musa x paradisiaca L.), o sabugueiro (Sambucus australis Cham. & Schltdl.). A afecção com maior número de espécies citadas para seu tratamento foi a tosse, a identificação de espécies vegetais é importante para o desenvolvimento de estudos posteriores. Neste contexto, sobre as propriedades biológicas destas e conseguinte comprovação da sua eficácia, configurando-se de grande potencial para futuros trabalhos relacionado à bioprospecção.
Descrição: NASCIMENTO, L. D. do. Uso de plantas no tratamento de doenças respiratórias na Comunidade Caiana dos Mares, Alagoa Grande, Paraíba. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4633
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidyane Dias do Nascimento.pdfLidyane Dias do Nascimento1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.