Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4634
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana de extratos e frações de espécies de piper (Piperaceae) por bioautografia
Autor(es): Souto, Jéssica Romualdo
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana
Extratos vegetais
Plantas medicinais
Bioautografia
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A necessidade do desenvolvimento de novos fármacos utilizados no combate e/ou controle dos micro-organismos permanece significativa no contexto científico mundial, sendo os produtos naturais, dentre eles os produtos vegetais, potenciais fontes de novos agentes antibacterianos e antifúngicos. Neste estudo, avaliou-se a atividade antimicrobiana de espécies de Piper por bioautografia. Foram testados os extratos etanólicos brutos (EEB) e frações hexânicas de Piper arboreum, Piper caldense, além dos extratos etanólicos brutos (EEB) e fração clorofórmica de Piper mollicoum, frente a quatro cepas padrão American Type Culture Collection (ATCC): Staphylococcus aureus ATCC 25923, Escherichia coli ATCC 25922, Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e Candida albicans ATCC 76645. Após a separação dos fitoconstituintes por eluição em placas de cromatografia em camada delgada (CCDA), verificou-se que tanto o extrato etanólico bruto (EEB) como a fração hexânica (HEX) de Piper caldense apresentaram constituintes ativos frente à cepa de S. aureus testada, porém não apresentaram atividade diante das demais cepas microbianas. Os extratos e frações de Piper arboreum e Piper mollicomum não apresentaram fitoconstituintes ativos diante desta metodologia. Entretanto, ressalta-se a necessidade de realização de estudos posteriores, utilizando metodologias que permitam não só a separação dos fitoconstituintes como também, possibilitem o isolamento, a identificação e a quantificação dos produtos ou moléculas ativas, em cada parte da planta, contribuindo desta forma para ampliar o conhecimento do potencial antimicrobiano das espécies vegetais estudadas.
Descrição: SOUTO, J. R. Avaliação da atividade antimicrobiana de extratos e frações de espécies de piper (Piperaceae) por bioautografia. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4634
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Romualdo Souto.pdfJéssica Romualdo Souto378.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.