Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Filho, Leonardo Afonso Pereira da-
dc.date.accessioned2014-08-15T13:14:52Z-
dc.date.available2014-08-15T13:14:52Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.otherCDD 796. 815 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4635-
dc.descriptionSILVA FILHO, L. A. P. da. Karatê e formação de valores: Vivência nas Escolinhas do DEF. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO estudo relata a partir das aulas de Karatê-dô a contribuição do mesmo para a formação de valores na educação das crianças participantes do Projeto de Extensão das Escolinhas do DEF. O relato apresenta a vivência de 43 crianças, sendo 31 do gênero masculino e 12 do gênero feminino. O relato registra experiências vivenciadas no período de dois anos (2012/2013) procurando identificar se ocorria nas aulas de Karatê-dô na educação dos infantes o processo de desenvolvimento de valores como a ética, o respeito mútuo, a justiça, o diálogo, a solidariedade, a disciplina e a tolerância, entre outros. Os valores foram objetivos a serem atingidos a partir das práticas pedagógicas aplicadas durante as aulas da referida arte marcial frente aos conflitos que surgiram durante a aplicação do projeto. As estratégias, as metodologias ou os projetos para o desenvolvimento dos valores constatou que a formação de valores ocorre de forma não planejada através das interações que se dão entre os praticantes do Karatê-dô por influência dos conflitos éticos que surgem no contexto educacional. Foi observado que de modo geral, existem diferenças entre os valores que as crianças praticantes apresentam ao ingressar e os valores que preconizam ao concluir o semestre. No ingresso, as crianças se manifestam mais competitivas, individualistas, intolerantes e arrogantes e ao concluírem o semestre predominam as atitudes de respeito, de solidariedade, de disciplina, de companheirismo e de tolerância. Assim observa-se que tal mudança de atitudes é decorrente da contribuição do Karatê-dô no estabelecimento pedagógico de valores éticos. Em síntese, concluímos que a pedagogia da Escolinha do DEF, especificamente nas aulas de Karatê-dô, contribui para formação de valores éticos das crianças participantes do referido projeto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Anny Sionara Moura Lima Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectKaratê-dôpt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectFormação de valorespt_BR
dc.titleKaratê e formação de valores: Vivência nas Escolinhas do DEFpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Afonso Pereira da Silva Filho.pdfLeonardo Afonso Pereira da Silva Filho748.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.