Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva Filho, Leonardo Afonso Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T13:14:52Z | - |
dc.date.available | 2014-08-15T13:14:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 796. 815 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4635 | - |
dc.description | SILVA FILHO, L. A. P. da. Karatê e formação de valores: Vivência nas Escolinhas do DEF. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo relata a partir das aulas de Karatê-dô a contribuição do mesmo para a formação de valores na educação das crianças participantes do Projeto de Extensão das Escolinhas do DEF. O relato apresenta a vivência de 43 crianças, sendo 31 do gênero masculino e 12 do gênero feminino. O relato registra experiências vivenciadas no período de dois anos (2012/2013) procurando identificar se ocorria nas aulas de Karatê-dô na educação dos infantes o processo de desenvolvimento de valores como a ética, o respeito mútuo, a justiça, o diálogo, a solidariedade, a disciplina e a tolerância, entre outros. Os valores foram objetivos a serem atingidos a partir das práticas pedagógicas aplicadas durante as aulas da referida arte marcial frente aos conflitos que surgiram durante a aplicação do projeto. As estratégias, as metodologias ou os projetos para o desenvolvimento dos valores constatou que a formação de valores ocorre de forma não planejada através das interações que se dão entre os praticantes do Karatê-dô por influência dos conflitos éticos que surgem no contexto educacional. Foi observado que de modo geral, existem diferenças entre os valores que as crianças praticantes apresentam ao ingressar e os valores que preconizam ao concluir o semestre. No ingresso, as crianças se manifestam mais competitivas, individualistas, intolerantes e arrogantes e ao concluírem o semestre predominam as atitudes de respeito, de solidariedade, de disciplina, de companheirismo e de tolerância. Assim observa-se que tal mudança de atitudes é decorrente da contribuição do Karatê-dô no estabelecimento pedagógico de valores éticos. Em síntese, concluímos que a pedagogia da Escolinha do DEF, especificamente nas aulas de Karatê-dô, contribui para formação de valores éticos das crianças participantes do referido projeto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Anny Sionara Moura Lima Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Karatê-dô | pt_BR |
dc.subject | Artes marciais | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Formação de valores | pt_BR |
dc.title | Karatê e formação de valores: Vivência nas Escolinhas do DEF | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leonardo Afonso Pereira da Silva Filho.pdf | Leonardo Afonso Pereira da Silva Filho | 748.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.