Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4638
Título: Estudo epidemiológico da incidência dos subtipos moleculares do câncer de mama no hospital da Fundação Assistencial da Paraíba – FAP, em Campina Grande, Paraíba
Autor(es): Sousa, Christiano Morais de
Palavras-chave: Câncer de mama
Subtipos moleculares
Receptores hormonais
Marcadores moleculares
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Introdução: Para ajudar a refinar a classificação do câncer de mama (CM), marcadores moleculares têm sido usados nos últimos anos. Os principais marcadores são os receptores hormonais: receptor de estrogênio (ER), receptor de progesterona (PR) e o receptor de crescimento epidérmico humano 2 (HER2). Objetivo: O presente trabalho objetivou fazer uma pesquisa epidemiológica de incidência dos subtipos moleculares de CM invasivo nos pacientes da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), verificando a relação dos subtipos moleculares com os parâmetros clínicos dos tumores e perfil do paciente, para que se possa caracterizar o perfil da incidência dos subtipos de CM em Campina Grande, Paraíba, Brasil. Materiais e métodos: Dados de 202 pacientes com diagnóstico confirmado de CM invasivo, dos anos de 2005, 2006, 2007 e 2010, respectivamente, foram usados para classificação molecular. Os prontuários foram obtidos diretamente do arquivo médico do Hospital. Os seguintes dados foram coletados: Idade do paciente quando diagnosticado, Tamanho do Tumor, Grau Histológico, status dos Nodos Linfáticos e Porcentagem das células tumorais positivas para Ki-67. Os Relatórios patológicos foram utilizados para definir os subtipos moleculares dos 202 prontuários de acordo com a seguinte combinação de marcadores: Luminal A (RE+ e/ou RP+, HER2-), Luminal B (RE+ e/ou RP+, HER2+), Superexpressão HER2 (RE-, RP- e HER2+) e triplo negativo (TN) (RE-, RP-, HER2-). Os dados foram tabelados com o software Microsoft Excel 2010 e analisados estatisticamente com o software GraphPad Prism Versão 6 (La Jolla, CA). O Qui-quadrado (≤2) e teste exato de Fisher foi aplicado para comparar as variáveis categóricas de idade e as características do tumor. Para as variáveis contínuas, Teste T de Student e Análise de Variância (one-way ANOVA). Resultados: 42,08 %, 28,71%, 13,86% e 15,35 % foram classificados como Luminal A, Luminal B, HER2+ e TN, respectivamente. O número de mulheres que realizaram testes de Imunohistoquímica aumentou de 26,09% para 51,61% e a média de idade dos pacientes diagnosticados diminuiu de 58,34 anos em 2005 para 54,20 anos em 2010. Não houve diferença significativa do grau histológico e status dos linfonodos afetados e a diferença de tamanho do tumor foi pouco significativa (p = 0,0401). Discussão e conclusão: A faixa etária acima de 60 anos teve a maioria dos casos de CM, com elevada frequência de tumores do subtipo TN (45,16%). Essa alta incidência do TN na faixa etária mais elevada foi uma característica epidemiológica encontrada pelo presente estudo que diverge de toda literatura disponível até o momento, pois em nenhuma outra região se registrou tão alta incidência desse subtipo molecular relacionada a idosos. Esse dado deve ser usado como base para futuras ações preventivas nas populações de idosos no Nordeste Brasileiro.
Descrição: SOUSA, C. M. de. Estudo epidemiológico da incidência dos subtipos moleculares do câncer de mama no hospital da Fundação Assistencial da Paraíba – FAP, em Campina Grande, Paraíba. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4638
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christiano Morais de Sousa.pdfChristiano Morais de Sousa427.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.