Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantiago, Misleide Silva-
dc.date.accessioned2014-08-15T13:28:37Z-
dc.date.available2014-08-15T13:28:37Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.otherCDD 371. 102-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4640-
dc.descriptionSANTIAGO, M. S. Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com objetivo de investigar as práticas de planejamento de docentes de Matemática do Ensino Fundamental. O método para coleta de dados foi a partir de um questionário contendo catorze questões, aplicado a dezenove professores que lecionam Matemática no Ensino Fundamental em algumas escolas públicas estaduais da cidade de Campina Grande-PB. Algumas perguntas objetivaram traçar o perfil desses profissionais. Outras interrogava-os a respeito do planejamento escolare planejamento das aulas de Matemática (período, como planejavam, e solicitação dessa atividade pedagógica pela escola). As demais estavam voltadas para relevância desse fazer docente, desafios encontrados, pontos mais consideráveis no ato de planejar e relação entre discursos reflexivos e práticas de planejamento durante a graduação dos sujeitos da pesquisa. Ancorado nos elementos teóricos da Educação e Educação Matemática foi possível descrever os dados e analisá-los. Os resultados mostram que a maioria dos professores participam das práticas de planejamento em um período de tempo considerável. Um bom percentual deles elaboram o planejamento de suas aulas, apenas uma segue o modelo trazido pelo livro didático. De acordo com os dados, as escolas solicitam desses profissionais seus planos. Todos reconhecem que o ato de planejar é uma atividade pedagógica indispensável na pratica do professor de Matemática, contribuindo para obtenção de resultados satisfatórios na docência. Por outro lado, a pesquisa revelou que a formação inicial desses sujeitos deixou lacunas no que diz respeito aos saberes pedagógico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pedro Lúcio Barbozapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePráticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Misleide Silva Santiago.pdfMisleide Silva Santiago470.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.