Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santiago, Misleide Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T13:28:37Z | - |
dc.date.available | 2014-08-15T13:28:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371. 102 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4640 | - |
dc.description | SANTIAGO, M. S. Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com objetivo de investigar as práticas de planejamento de docentes de Matemática do Ensino Fundamental. O método para coleta de dados foi a partir de um questionário contendo catorze questões, aplicado a dezenove professores que lecionam Matemática no Ensino Fundamental em algumas escolas públicas estaduais da cidade de Campina Grande-PB. Algumas perguntas objetivaram traçar o perfil desses profissionais. Outras interrogava-os a respeito do planejamento escolare planejamento das aulas de Matemática (período, como planejavam, e solicitação dessa atividade pedagógica pela escola). As demais estavam voltadas para relevância desse fazer docente, desafios encontrados, pontos mais consideráveis no ato de planejar e relação entre discursos reflexivos e práticas de planejamento durante a graduação dos sujeitos da pesquisa. Ancorado nos elementos teóricos da Educação e Educação Matemática foi possível descrever os dados e analisá-los. Os resultados mostram que a maioria dos professores participam das práticas de planejamento em um período de tempo considerável. Um bom percentual deles elaboram o planejamento de suas aulas, apenas uma segue o modelo trazido pelo livro didático. De acordo com os dados, as escolas solicitam desses profissionais seus planos. Todos reconhecem que o ato de planejar é uma atividade pedagógica indispensável na pratica do professor de Matemática, contribuindo para obtenção de resultados satisfatórios na docência. Por outro lado, a pesquisa revelou que a formação inicial desses sujeitos deixou lacunas no que diz respeito aos saberes pedagógico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Pedro Lúcio Barboza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Planejamento escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Misleide Silva Santiago.pdf | Misleide Silva Santiago | 470.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.